Fupact participa da 4ª Conferencia Nacional de C&T e Inovação

A criação de ações favoráveis ao desenvolvimento da ciência e tecnologia na capital tem recebido a atenção da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Palmas de Ensino, Ciência e Tecnologia – FUPACT, que rompe as fronteiras regionais em busca de mais experiências em prol do cidadão.

O exemplo está na participação da Fundação no envio de representantes para a 2ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, oportunidade em que defenderam maiores investimentos na formação de recursos humanos e integração entre as universidades e o setor produtivo.

O evento ocorreu no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 18 e 19 de março, quando os dirigentes e representantes de órgãos públicos da área de C & T, organizações não-governamentais e instituições científicas dos sete estados que integram a região Norte – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – apresentaram os casos de sucesso já alcançados em CT&I.

Paulo Fernando Martins*, presidente da FUPACT, esteve nos debates do Eixo 4 da conferência, destacando a importância da criação da Fundação Municipal no processo de desenvolvimento do setor. Paulo Fernando defendeu também a proposta de democratização do Sistema Nacional de C&T, ampliando e incorporando os municípios aos processos decisórios no campo do financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento social das cidades.

Outro representante de Palmas era o diretor de C&T da Fundação, Fabrício Machado. O engenheiro ambiental esteve no Eixo 3, cujo destaque era para Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação em áreas Estratégicas, em particular, no campo das Energias Renováveis.

As experiências acumuladas no evento serão debatidas com os municípios do Tocantins, por meio de encontros que a FUPACT vai promover em abril. Secretários e dirigentes municipais na área de Ciência e Tecnologia são o foco e a meta é fortalecer e ampliar as possibilidades de obtenção de recursos federais e estaduais. Pretende-se organizar a intervenção dos representantes municipais a partir de propostas concretas na 4ª Conferência Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai acontecer entre 26 e 28 de maio, em Brasília.
Fonte: Portal Palmas

*Paulo Fernando Martins é Vice-Presidente do Comitê Estadual do PCdoB