FMG RS realiza seminário de Ciência e Tecnologia

O Seminário Ciência, tecnologia e desenvolvimento nacional: perspectivas para a 4º Conferência de CT&I promovido pela Fundação Mauricio Grabois/Seção RS ocorreu dia 24 de março na AFOCEFE e reuniu um grupo de 28 professores, alunos universitários de graduação e pós-graduação e público em geral.

As palestras foram com os professores Aldo Bolten Lucion, Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFRGS, Cláudio Scherer, Presidente da ADUFRGS e Paolo RobertoLivotto pesquisador do CNPQ.

As palestras abordaram os temas referentes à investigação científica no Brasil, seu vínculo à produção econômica e o papel da Universidade Pública neste contexto. Houve um grande consenso dos expositores quanto ao papel fundamental que historicamente tem tido o estado na produção da C&T no Brasil. Também foi destacada a diferença existente entre o avanço científico e o baixo nível de patentes registradas no Brasil e ocorreu uma grande confluência de opiniões quanto à importância dos parques tecnológicos que permitem vincular a produção científica ao desenvolvimento da economia. Ao final os participantes receberam certificados da FMG/RS.

A partir de hoje, encerrando amanhã dia 26 de março, Porto Alegre será a sede da 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a coordenação da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o evento vai reunir pesquisadores, estudiosos, professores e representantes da sociedade em geral dos três Estados que compõem a região sul do País.