Samu Aracaju recebe novas ambulâncias nesta quinta

O secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, vai representar o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) aos municípios contemplados na primeira fase de ampliação da frota nacional. Durante a cerimônia, que acontece na manhã desta quinta-feira, dia 25, em Tatuí (SP), o Ministério da Saúde (MS) vai formalizar a doação de novas ambulâncias para a capital sergipana.

O prefeito de Aracaju não poderá estar presente porque está participando da reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF) e do V Fórum Urbano Mundial (FUM5), que acontecem no Rio de Janeiro. Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também vai participar da solenidade de entrega das ambulâncias.

Antes da cerimônia, haverá uma reunião com representantes do MS e gestores municipais para tratar do funcionamento e novas diretrizes do Samu, dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências.

Frota

Atualmente, o Samu Aracaju conta com nove ambulâncias: sete Unidades de Suporte Básico (USB), específicas para situações de menor gravidade; e duas Unidades de Suporte Avançado (USA), preparadas para casos mais graves. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu mais três unidades básicas, que estão em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde. As novas ambulâncias que serão entregues nesta quinta-feira também vão ampliar a capacidade de atendimento do Samu Aracaju.