Prefeito lança Plantando Cidadania 2010

O prefeito Edvaldo Nogueira lançou, na sexta-feira (26) o projeto ‘Plantando Cidadania 2010', cuja meta é plantar 30 mil mudas de árvores em Aracaju até o fim do ano, ampliando a massa arbórea da cidade e elevando a qualidade de vida da população. A solenidade aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira), dentro da programação do aniversário de 155 anos da cidade, e contou com a participação de alunos do Colégio Arquideocesano e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Jornalista Orlando Dantas e José Conrado de Araujo.

Junto com as crianças, o prefeito plantou algumas mudas, simbolizando o início do projeto, que existe desde o ano passado. Executada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a iniciativa tem o objetivo de melhorar o microclima da cidade, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira existe uma preocupação global com o meio ambiente e Aracaju não fica de fora desse processo. “A gente chama a atenção para a necessidade de investir na preservação do meio ambiente. Nosso planeta está passando por diversas mudanças e é preciso que cada um de nós faça sua parte no sentido de preservar a vida. Apesar de termos muitas árvores, nossa cidade ainda é árida e é preciso que a gente intensifique ainda mais a arborização”, declarou.

Edvaldo fez ainda um alerta sobre a necessidade de cuidar das árvores que serão plantadas na cidade ao longo do ano. “É fundamental que a comunidade participe ajudando a manter e não destruindo as plantas. No ano passado, quase 60% do que foi plantado foi arrancado”, revelou o prefeito.

A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, disse que o plantio de 10 mudas no Parque da Sementeira, feito esta manhã pelo prefeito e por estudantes, é apenas o ponta-pé inicial do projeto. “Daqui partiremos para toda a cidade. Precisamos ser rápidos para aproveitar o período chuvoso, porque a chuva é um fator importante para o sucesso do plantio”, enfatizou.

Mudas

Os locais escolhidos para o plantio de mudas – frutíferas, nativas da Mata Atlântica e exóticas adaptadas a nossa região – são áreas carentes de arborização em Aracaju. As de pequeno porte serão plantadas em passeios estreitos e locais que possuem qualquer tipo de fiação. As de médio porte estarão nos passeios estreitos e canteiros centrais. Já as de grande porte serão plantadas em passeios largos, praças e parques.

Além de realizar o plantio, a Prefeitura de Aracaju também vai irrigar, replantar as mudas (caso haja necessidade), realizar o controle de fitossanitário, os tratos culturais e as podas de formação e condução. O município irá ainda mobilizar a sociedade por meio de equipes da Emsurb, que visitarão escolas e associações de moradores ministrando palestras.