Secretários estaduais de Educação se reúnem em Sergipe

Os secretários de Estado da Educação dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal se reunirão a partir desta quinta-feira, 25, em Aracaju, para discutir a educação de jovens e adultos no país. A reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se prolongará até esta sexta-feira, 26, no auditório do Quality Hotel.

O evento será aberto pelo secretário da Educação, professor José Fernandes Lima, e pelo secretário executivo do MEC, José Henrique Paim. Por motivo de agenda, o ministro Fernando Haddad não virá mais para o encontro. Esta é a segunda reunião do Consed em Sergipe. A primeira foi em junho de 2008.

A primeira apresentação do dia, prevista para às 10h, será realizada pelo secretário José Fernandes de Lima. Ele abordará"A Educação Básica de Sergipe, com foco na Secretaria de Estado da Educação". Em seguida, o coordenador geral do programa Ação Educativa, Sérgio Haddad, através de painel eletrônico, fará um panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil.

Programação

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), André Lázaro, encerrará as atividades da manhã. Ele apresentará palestra sobre "Desafios Nacionais Pós Confitea".

As atividades recomeçam às 14h. A primeira explanação do período enfocará as ações do Programa Projovem Integrado Urbano e Campo. O secretário da Secad/MEC e a coordenadora nacional do Projovem Urbano, Maria José Freitas, serão os expositores.

A apresentação dos programas Procampo e Escola Ativa será feita pelo diretor de Educação para Diversidade do Ministério da Educação, Armênio Belo Schmidt, e pela coordenadora geral Educação do Campo, Wanessa Zavarese Sechim.

Também será palestrante o secretário de Estado do Mato Grosso, Ságuas Moraes. Ele abordará as experiências da educação de jovens e adultos no seu estado. A Política Pedagógica para jovens de 15 a 17 anos será um outro assunto discutido na tarde de quinta-feira. Será palestrante a coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC, Edna Martins Borges.

O primeiro dia da Reunião Ordinária será finalizado com uma discussão sobre as ‘Olimpíadas da Língua Portuguesa´. As representantes da Fundação Itaú Social, Sonia Madi e Isabel Santana, respectivamente, coordenadora das Olimpíadas e gerente da instituição, serão as responsáveis pela explanação. Após todas as apresentações ocorreram os debates sobre os temas explanados.

Pacto pela educação

Na sexta-feira, 26 de março, os trabalhos iniciarão às 9h. Na ocasião, a presidente do Consed, Yvelise Freitas, abordará sobre o ‘Pacto Nacional pela Educação Brasileira´. Em seguida, o diretor de Projetos e Parcerias do Conselho Britânico, Pedro Rangel, fará uma apresentação sobre o Projeto Liderança, realizado em parceria entre o Consed e o Conselho Britânico.

Ainda no período da manhã, a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, apresentará os gastos de 2009 e a aprovação do orçamento para 2010. Em seguida, a representante do Banco Mundial, Bárbara Bruns, abordará sobre ‘Estratégias de Educação do Banco Mundial para a América Latina´.

Os trabalhos da I Reunião Ordinária do Consed finalizam com a discussão de assuntos de interesse do Fórum, a exemplo do Piso Salarial dos Professores e Ensino Médio Inovador.

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. Dentre as atividades do Conselho estão participar na formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação; coordenar e articular ações de interesse comum das Secretarias; promover intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; realizar seminários, conferências, cursos e outros eventos; desenvolver programas e projetos; e articular com instâncias do governo e da sociedade civil.