Sem categoria

Sauditas criam primeira organização de apoio às divorciadas

Foi formalmente aprovada a criação da primeira organização da Arábia Saudita a lidar com os problemas do divórcio e divorciadas, que será dirigida por Thuraia Bint Abid Sheikh.

Em entrevista ao jornal “Al-Hayat” uma das fundadoras, Latifa Al Saidan, explicou que o grupo pretende agir na prevenção, apoio e incentivo nos casos de divorcio, com atenção especial às mulheres e famílias fragmentadas e abandonadas.

“Nós não incentivaremos o divórcio. Vamos apoiar as mulheres divorciadas, e trabalhar pela prevenção e reconciliação", afirmou Saidan.

O grupo almeja realizar estudos, pesquisas, palestras e cursos sociais, oferecendo apoio jurídico e aconselhamento profissional ao casal. Buscando, a princípio, a solução dos problemas familiares e a superação dos obstáculos através das autoridades competentes, e, em último caso, prestar suporte financeiro e psicológico às mulheres divorciadas. A organização saudita também pretende realizar uma campanha de conscientização sobre os direitos da mulher na sociedade saudita.

Este é um dos principais desafios sociais na Arábia Saudita, pois, segundo centros de pesquisa locais, a quantidade de divórcios subiu de 25% a 60% em relação aos casamentos nos últimos 20 anos no reino árabe. O que é considerada atualmente uma das maiores taxas de divórcio do mundo.

A organização é composta pela presidente do conselho, Thuraia Bint Abid Sheikh, e os membros do Conselho: A Princesa Sara Bint Musaed bin Abdul Aziz, Latifa Al Saidan, Mervat bint Abdul Rahman, Dra. Madawi Al-Sheikh, Dra. Munira Al-Ali, Al Jawhara Al Moosa, Lulwa Alsaedan, Dania Alsaedan.

Fonte: Arabesq