Sem categoria

Especialistas debatem reforma agrária em evento na UnB

A Fundação Editora Unesp e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) promovem, nesta quinta-feira (25), mesa-redonda para debate e lançamento do livro Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil.

Elaborado por uma equipe de 19 especialistas brasileiros e estrangeiros – entre cientistas políticos, sociólogos, agrônomos, jornalistas e até um poeta -, organizado pelo cientista político Miguel Carter, autor de vários textos sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a publicação consiste em um dos documentos mais completos sobre a luta pela reforma agrária no Brasil.

O livro tem como foco o trabalho desenvolvido para “combater os padrões históricos de desigualdade no Brasil rural”. Ao longo de suas quase 600 páginas, os autores investigam os motivos que provocaram a abissal desigualdade da estrutura fundiária brasileira e as possíveis conseqüências desse flagelo social, assim como as reações populares a essa situação.

O gancho para este estudo é justamente o MST, movimento que, de acordo com estimativas de Carter, conta com 1,14 milhão de membros – sendo, portanto, referência mundial no que se refere ao combate de políticas neoliberais e disparidade social.

Os ensaios de Combatendo a desigualdade social estão divididos em quatro eixos temáticos: o primeiro é sobre a questão agrária e os movimentos sociais do campo, oferece um panorama da estrutura fundiária do Brasil e narra um pouco da história das mobilizações dos trabalhadores rurais brasileiros (que datam desde o começo do século 20).

A luta pela terra: história e mobilização do MST, segundo segmento da obra, não apenas retrata as origens do MST como também faz uma análise sociológica do movimento.

A terceira parte, A luta na terra: o MST e os assentamentos, fala sobre as dificuldades que o MST enfrenta na luta por reforma agrária e discute a respeito dos impactos sociais provocados pelos assentamentos, assim como as características destes como comunidades.

Por fim, MST, política e sociedade no Brasil abrange a conclusão do livro (escrita pelo próprio Miguel Carter) e descreve a influência do movimento nos dias de hoje e a relação deste com as políticas atuais.

Participam da mesa-redonda Miguel Carter, cientista político e professor da School of International Service da American University, em Washington, DC; Marcelo Rosa, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); Guilherme Delgado, economista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e membro da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA); e Sérgio Sauer, professor de sociologia da UnB Planaltina.

O evento acontece às 17 horas, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A entrada é gratuita e haverá sessão de autógrafos no final do debate.

Da sucursal de Brasília