Sem categoria

Oposição faz campanha contra Cuba e impede votação na Câmara

As manobras da oposição na Câmara impediram a votação, nesta quarta-feira (24), da medida provisória que reajusta em 6,14% os benefícios da Previdência Social acima de um salário mínimo. Os oposicionistas ocuparam a tribuna durante toda a tarde/noite para fazerem queixas contra o governo cubano. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) ironizou: “a oposição pensa que a eleição será em Cuba. Temos que lhes informar que a eleição será no Brasil, por isso temos que fazer um debate sobre o Brasil.”

Flávio Dino, como os demais parlamentares da base, votaram contra a proposta da oposição de retirar da pauta a matéria que seria votada, abrindo espaço para a votação das outras Medidas Provisórias (MPs), inclusive a que trata do reajuste dos aposentados.

“Defendemos um debate real sobre a Medida Provisória nº 475, que haja um reajuste efetivo, um reajuste expressivo para os aposentados. É importante que a base do Governo evolua nessa direção, e esse é o esforço do PSB, do PCdoB, do PMN e do PRB”, afirmou o parlamentar do PCdoB, anunciando a decisão do Bloco de Esquerda.

A oposição está contra essa MP, afirmou o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator da matéria, também usando tom de ironia: “porque o povo já identificou que eles são do lado da tristeza, dos contra. Nós, que não temos medo de ser felizes, queremos discutir o que interessa ao povo”, frisou Vaccarezza.

O líder da bancada do PT, deputado Fernando Ferro (PE), afirmou que a ideia é votar a medida na próxima semana. “Poderíamos ter superado esse processo hoje (ontem), mas de qualquer forma é necessário um debate com os partidos da base aliada para fazer alguns ajustes no texto da MP que reajusta os benefícios da Previdência”, disse Ferro.

De acordo com o líder do PT, a MP que reajusta os benefícios da Previdência “é uma importante iniciativa para incorporar reajuste de recuperação de salário para aqueles que ganham aposentadoria acima de um salário mínimo”. Ferro disse ainda que “o governo Lula já tem desenvolvido políticas de recuperação do salário mínimo, como nunca houve no Brasil”.

Da sucursal de Brasília
Márcia Xavier