Sem categoria

Dilma ultrapassa Serra em resposta espontânea do Datafolha

A pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rooussef, leva uma vantagem de quatro pontos sobre José Serra nas respostas espontâneas da pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 25 e 26 deste mês e divulgada neste sábado (27). Na resposta estimulada, o resultado é diferente, o tucano tem 36% das intenções, enquanto a ministra da Casa Civil fica com 27%, nove pontos percentuais de diferença.

O resultado das espontâneas (onde Dilma obteve 12% e Serra apenas 8%) também contrasta com a estimulada quando se analisa a tendência da evolução do eleitorado. A petista continuou com uma trajetória ascendente no primeiro caso, tendo passado de 8% em dezembro para 10% em fevereiro e 12% agora. No segundo, ela perdeu um ponto percentual, enquanto o tucano avançou quatro, retornando ao patamar de novembro do ano passado. Na pesquisa espontânea, o entrevistado diz em quem pretende votar sem que lhe seja apresentado uma lista de nomes, como ocorre na estimulada.

O deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, ficou com 11%, de 12% na pesquisa de fevereiro, e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC) permaneceu estacionada com 8%. Dos 4.158 brasileiros com mais de 16 anos entrevistados, 7% disseram que vão votar branco, nulo ou estão indecisos e 11% não souberam responder.

O campeão da rejeição

No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano também venceria por uma diferença de nove pontos. Serra aparece com 48%, contra 39% de Dilma. Em fevereiro, os porcentuais eram de 45% e 41%, respectivamente.

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes é o campeão da rejeição entre os presidenciáveis, com um índice de 26%, seguido de perto por Serra, com 25%. Dilma tem 23% e Marina Silva, 22%. Em fevereiro, Serra liderava as rejeições, com 26%, enquanto Dilma e Ciro tinham 23% e 21%, respectivamente. A pré-candidata do PV tinha 19% de rejeição no mês passado.

O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Na opinião do diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, os resultados “representam um registro deste momento que, comparado com as duas tomadas anteriores, fornece uma sequencia que delineia apenas duas tendências iniciais: a curva descendente de Ciro Gomes e a estabilização de Marina. Tanto a recuperação de Serra quanto a estabilização de Dilma ainda terão de ser confirmadas como tendências por novos levantamentos.”.

Da redação, com agências