Oficina atende produtores rurais de Rio Preto da Eva

Um saldo de 24 atendimentos a produtores rurais, dentre eles 10 empreendimentos vistoriados que somam 513,71 hectares. Este foi o resultado da primeira Oficina do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) Itinerante de 2010, no município de Rio Preto da Eva, a 80 km de Manaus.

A atividade tem por objetivo esclarecer assuntos que envolvam o licenciamento ambiental, como áreas de reserva legal e de preservação permanente – suas funções, formas de utilização e tamanhos, dentre outros aspectos – documentos e procedimentos visando à regularização ambiental e o uso do fogo na agricultura familiar.

A palestra, realizada por técnicos do Ipaam na creche Menino Jesus, reuniu um público de 56 pessoas dentre produtores rurais, secretários municipais e um promotor do Ministério Público Estadual.

No contato com os produtores rurais, a equipe técnica identificou a necessidade de uma palestra específica sobre pesca que foi então realizada pela Gerência de Controle da Pesca.
Esta palestra esclareceu sobre o licenciamento da atividade e a Instrução Normativa 02/2010 que regulamenta o cadastro de piscicultores do Estado do Amazonas. A ação do Ipaam, iniciada no dia 24, foi encerrada no final de semana.

O grande benefício da presença do Ipaam Itinerante, na opinião do gerente de Controle Agropecuário e coordenador da atividade, César Abuzaglo, é evitar o deslocamento dos produtores até Manaus. A próxima Oficina do Ipaam Itinerante será em Iranduba. Segundo a Diretora Técnica do Órgão, Adélia Dídia Calôba, “o objetivo em Iranduba é de prestar atendimento e orientação sobre licenciamento ambiental aos piscicultores”.

A Diretora informou ainda que, na sequência, serão priorizados Guarajá Mirim e Ipixuna, evoluindo no cumprimento da meta de, em dois anos, abranger todo o Estado com as Oficinas do Ipaam Itinerante.

Fonte: Ipaam