Sem categoria

PCdoB e MAS debatem integração e marcam seminário na Bolívia

O PCdoB e o Movimento ao Socialismo-Instrumento Político pela Soberania dos Povos (MAS-IPSP), agremiação boliviana que tem à frente o presidente Evo Morales, realizarão em junho um seminário conjunto no país andino. Para organizar o evento, o secretário de Relações Internacionais do partido, Ricardo Alemão Abreu, esteve em La Paz no final do mês de março.

PCdoB e MAS

“O seminário visa aproximar ainda mais as duas organizações e seus países e dar vazão às opiniões de ambos a respeito de diversos assuntos relacionados às realidades locais e ao momento positivo que a América Latina vive”, disse o dirigente, já de volta ao Brasil.

O evento faz parte de um acordo entre MAS-IPSP e PCdoB, fechado no 12º Congresso da legenda brasileira, em novembro. “O acordo é um marco na relação entre os dois partidos e as esquerdas brasileira e boliviana, bem como entre ambos os povos”, explicou Alemão.

Conforme destacou, “as classes dominantes dos dois países sempre preferiram o alinhamento com países imperialistas, como Estados Unidos e os da Europa, e nunca estimularam – e até tolheram – as relações multilaterais e bilaterais entre os países e povos latinoamericanos”. Portanto, essa aproximação é, para ele, “mais um passo na busca pela superação da herança política e cultural colonialista, da redescoberta de nossa identidade e do aprofundarmos do processo de integração solidária que está em curso no continente”.

O acordo se estabelece – conforme seu primeiro artigo – em vista do “caráter progressista dos nossos partidos; pelo compromisso comum com a democracia dos povos, o desenvolvimento, a igualdade, a soberania nacional com integração continental; a soberania dos povos, a luta dos indígenas originários, o bem-viver, a preservação da mãe terra, a justiça e o socialismo levando em conta as relações entre nossos povos, governos e partidos – em particular os do Fórum de São Paulo – com desafios reivindicatórios comuns em o interesse geopolítico de integrarmos uma fronteira de 3.200 quilômetros, com o compromisso natural de desenvolver essas regiões”.

Estreitamento

Para pôr o documento em prática, no mês de fevereiro delegação boliviana – formada pelo senador Andrés Heredia Guzman; Leonida Zurita, secretária de Relações Internacionais e Milan Berna, da Confederação Sindical Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia – esteve em São Paulo para um jantar em que se discutiram maneiras de estreitar as relações entre os partidos e países, além dos primeiros encaminhamentos relativos ao seminário.

Um dos pontos debatidos foi a necessidade de fortalecer as ações do partido às vésperas das próximas eleições, que acontecem dia 4. O partido boliviano espera ampliar sua participação na região da Meia Lua – formada pelos departamentos (estados) de Tarija, Santa Cruz, Beni, Pando e Chuquiasca – que protagonizaram uma série de protestos contra Evo Morales em 2009.

Nesta última viagem (dia 24), Alemão esteve em reunião (foto) com a direção ampliada do MAS-IPSP. E o principal assunto em debate foi o seminário. O local e a data ainda não foram definidos, mas existe a indicação de que seja entre os dias 6 e 8 de junho em La Paz.

Entre os assuntos a serem debatidos estarão a identidade e a integração entre Brasil e Bolívia e seus povos; a luta pelo socialismo no século 21 – a visão do MAS e do PCdoB; a situação internacional contemporânea e os desafios para a América Latina; as experiências de gestão pública dos dois partidos; o intercâmbio sobre as experiências de trabalho nos movimentos sociais: trabalhadores urbanos e rurais, juventude e mulheres e o intercâmbio de experiências sobre o fortalecimento partidário e formação de quadros militantes.

Da redação,
Priscila Lobregatte