Sem categoria

CTB lança vídeo em homenagem aos 100 anos do 8 de março

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) lançou nesta quinta-feira (1º) um vídeo institucional em homenagem aos 100 anos do 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Dezenas de lideranças da central e de diversos sindicatos prestigiaram o evento, realizado na sede nacional da CTB, em São Paulo.

- Arquivo CTB

Com cerca de 11 minutos, o vídeo tem como principal objetivo estimular o debate sobre as batalhas das mulheres brasileiras por todos os estados do país. “Por meio deste trabalho, queremos passar um outro olhar sobre essa importante data: o olhar das mulheres que lutam e que querem diminuir as desigualdades”, explicou Abgail Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da CTB.

Durante o lançamento do vídeo, o presidente da CTB, Wagner Gomes, destacou a importância do trabalho das mulheres para o desenvolvimento da central, que nesta semana foi confirmada como a terceira maior do país. “Esta atividade se soma a várias outras que nossa Secretaria já organizou com grande competência este ano. E certamente é um preparativo para a Plenária Nacional das Mulheres da CTB, a ser realizada ainda em 2010”, lembrou o dirigente cetebista.

Antes da exibição do vídeo, Abgail lembrou da importância de todas as mulheres que, ao longo dos últimos 100 anos, lutaram pelo direito à igualdade de gênero em todo o mundo. “Este vídeo é uma comemoração por esses 100 anos, mas é também uma celebração de nossas mártires, mulheres que tanto lutaram. E é também um brado de todas nós, em nome das conquistas que ainda teremos pela frente”, destacou.

Para a dirigente, o apoio a iniciativas como o vídeo dos 100 anos do 8 de março sinaliza o fato de que a CTB vem cumprindo à risca seu papel na sociedade brasileira. “Essa entidade, que hoje é a terceira maior central do país, mostra que é, sim, classista, mas também é feminista, tanto em seu nome (que destaca o papel dos trabalhadores e trabalhadoras do país) quanto em sua prática do dia a dia, ao lutar contra as desigualdades”.

A representnate da União Brasileira de Mulheres (UBM) Liége Rocha também participou do lançamento do vídeo.

Veja abaixo o vídeo elaborado pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB:

Fonte: CTB

Fernando Damasceno — Portal CTB