Previsão de fortes chuvas mobiliza PMA

Diante da previsão de fortes chuvas em Sergipe para este final de semana, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, realizou uma reunião nesta terça, dia 6, com gestores vinculados ao Sistema Municipal de Defesa Civil para definir ações preventivas para toda a cidade. Durante o encontro, Edvaldo reafirmou a necessidade de preparação e alerta constante para evitar ou mesmo minimizar os possíveis transtornos que podem ocorrer durante um temporal.

Segundo o prefeito, a administração municipal tem evoluido na prevenção, com obras estruturantes, e na pronta-resposta a incidentes que possam ocorrer diante de fenômenos naturais. "Trabalhamos cotidianamente, com a limpeza de canais, proteção de encostas e construção de habitações para quem mora em áreas ameaçadas, mas isso não basta. É preciso que todos estejamos prontos para dar suporte em caso de necessidade", destacou.

Citando episódio recente, Edvaldo lembrou que a Defesa Civil de Aracaju e seus órgãos relacionados conseguiram reverter rapidamente os efeitos dos ventos intensos que atingiram o estado no último mês de março. "Tudo o que foi feito serviu como experiência para amadurecermos ainda mais nosso sistema de prevenção e atendimento, por isso preciso da ajuda e empenho de todos para qualquer eventualidade. Contamos com os senhores", frisou.

Seguindo uma espécie de lista de checagem, o prefeito pontuou um por um os recursos que precisavam ser revistos o mais rápido possível e também a forma como cada ferramenta será acionada em caso de necessidade. "Já temos boa parte da estrutura pronta no nosso Plano de Contingência para Períodos Chuvosos, mas é preciso confirmar e deixar as nossas equipes de sobre-aviso", afirmou, durante a verificação de cada item da lista.

Plano

Segundo o diretor da Defesa Civil de Aracaju, o engenheiro Nicanor Moura Neto, a participação de todos os envolvidos tem sido fundamental para o sucesso das ações da Prefeitura no contingenciamento de eventos críticos e enfatizou que a mobilização deverá ser a mesma sempre. "Estamos aqui reunidos com todo o empenho e essa é uma prova de que o Plano Municipal está sendo levado a sério, como se faz necessário", lembrou.

Nicanor revelou que o prognóstico dos serviços de meteorologia é de que pode ocorrer uma precipitação muito forte em todo o estado entre quinta, dia 8, e quarta, dia 14, e que por isso foi preparado um local para reunião de toda a equipe de contingenciamento. "Teremos nosso quartel-general na central operacional da Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos], no conjunto Costa e Silva, com todo aparato de retaguarda", garantiu.

Entre os instrumentos já mobilizados, Nicanor e os demais conferencistas citaram galpões para abrigar possíveis desabrigados e máquinas para fazer a remoção de árvores ou de materiais em geral (para desobstruir vias ou imóveis), além de geradores de energia e rádios. Os presentes trataram de garantir também o acompanhamento de pontos críticos em toda a cidade (sujeitos a alagamento ou desmoronamento, por exemplo) e a comunicação entre membros da equipe e a população.

Além do prefeito Edvaldo e do engenheiro Nicanor, também participaram do encontro os secretários municipais de Governo, Karla Trindade, de Gabinete, Bosco Rolemberg; os presidentes das Empresas Municipais de Serviços Urbanos, Lucimara Passos, e de Obras e Urbanismo, Paulo Costa, o diretor da Guarda Municipal, Edênisson da Paixão, do Samu Aracaju, Waneska Barbosa, da Vigilância Sanitária, Ana Angélica, e representantes da Petrobras e Corpo de Bombeiros.