Sem categoria

Comitê Central do PCdoB referenda apoio a Dilma Rousseff

Reunido na tarde desta quinta-feira (8), o Comitê Central do PCdoB referendou, por unanimidade, a posição da Comissão Política Nacional indicando o apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. A reunião antecedeu o ato marcado para o fim da tarde, em Brasília, no qual a militância comunista será informada de tal decisão. São aguardadas as presenças do presidente Lula e da ex-ministra, além de artistas e lideranças políticas e sociais.

Dilma Rousseff

Antes da deliberação, os membros do CC homenagearam Neuton Miranda, dirigente paraense eleito durante o 12º Congresso, em novembro, e que participou de apenas uma reunião da instância diretiva, no começo de fevereiro, pouco antes de sua morte no final daquele mês.

A posição tirada dessa reunião será encaminhada à convenção eleitoral do PCdoB, a ser realizada em junho, conforme estipula a lei eleitoral vigente. Além de justificar a posição dos comunistas, a resolução “conclama o conjunto das organizações partidárias para intensificar uma agenda que fortaleça os preparativos para que o PCdoB tenha uma participação vitoriosa no grande confronto eleitoral de outubro”.

Acompanhe a íntegra do documento:

PCdoB com Dilma para o Brasil Avançar!

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, após reunião plenária realizada na tarde de 8 de abril em Brasília, comunica a seus filiados e militantes aqui, neste evento partidário, representados por delegações de todo o país, uma importante decisão.

O PCdoB movido por seus compromissos com o Brasil e os trabalhadores manifesta seu apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff para a presidência da República. Essa posição será encaminhada à Convenção eleitoral de junho deste ano. Assim, o Comitê Central referenda a posição tomada pela Comissão Política Nacional em 5 de março último. Ao mesmo tempo conclama o conjunto das organizações partidárias para intensificar uma agenda que fortaleça os preparativos para que o PCdoB tenha uma participação vitoriosa no grande confronto eleitoral de outubro.

As eleições de outubro serão decisivas para os destinos do país. Estão em confronto dois campos políticos antagônicos. A aliança de partidos, movimentos populares, setores sociais e empresariais democráticos, liderada pelo presidente Lula versus legendas que sustentaram o governo neoliberal de FHC que levou o Brasil à estagnação e até mesmo à decadência.
Para que o Brasil siga na trilha do desenvolvimento e do progresso social, no caminho da ampliação da democracia, da afirmação da soberania nacional e da integração solidária, o presidente Lula escolheu a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para disputar sua sucessão. O Partido dos Trabalhadores aprovou seu nome, por aclamação, em seu congresso realizado em fevereiro, como pré-candidata à presidência da República.

Já a oposição, formalizará nos próximos dias o nome de José Serra, ex-ministro de FHC, como seu pré-candidato. Com o apoio descarado do monopólio midiático, essa oposição de passado fracassado e de futuro temerário se lança para a qualquer preço tentar reaver o governo.
Neste embate não há meio termo. Seu resultado ou garantirá a continuidade do ciclo político virtuoso aberto pelo presidente Lula, ou será o retrocesso com o retorno daqueles que arrasaram o Brasil. Objetivamente, pelas principais pré-candidaturas já colocadas, confirmou-se o prognóstico anunciado pelo PCdoB quanto ao caráter plebiscitário do pleito e à necessária unidade do campo democrático, patriótico e popular.

Nos últimos meses, o PCdoB manteve reuniões com Dilma nas quais ficou explícita a afinidade programática entre ela e nossa legenda, e da mesma forma com a direção do PT. Além da convergência de ideias e do pacto pelo o progresso do país, ressalta-se o valor de uma mulher cuja personalidade política se forjou na luta democrática. Ela demonstrou, à frente de importantes funções públicas e, sobretudo, como ministra do atual governo, competência, liderança e compromisso com o Brasil e o povo.

Estes fatos possibilitaram à Direção Nacional do PCdoB amadurecer a convicção de que Dilma está credenciada para disputar, vencer e governar com pleno êxito. Alicerçada na força do povo e numa ampla coligação na qual a esquerda tenha papel relevante, poderá com a bandeira de um programa audacioso garantir um período de desenvolvimento ainda mais arrojado. Como ela mesma proclama: “Continuidade é avançar, avançar e avançar”!
Por uma nova vitória do povo, pela continuidade e o avanço do progresso social, por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento vamos com Dilma, a primeira mulher que presidirá a República!

Brasília, 8 de abril de 2010.

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil – PCdoB

 

Da redação

Leia também: Lula e Dilma participarão de ato político do PCdoB, dia 8