Governo do Estado realiza seminário sobre mercado chinês

As possibilidades de negócios entre Tocantins e China serão debatidas nesta quinta-feira, 08, das 8 horas às 17 horas, durante o Seminário Inserção do Tocantins no Mercado Chinês, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado.

Realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, e da Brasilis Representações. O evento terá como palestrante central o geógrafo, consultor e especialistas em assuntos da China, Vladimir Milton Pomar, que abordará as perspectivas de atração de investimentos chineses e as possibilidades do mercado bilateral.

Os principais objetivos são atrair investimentos para o Estado, incrementar o comércio bilateral e promover intercâmbios diversos com as províncias e cidades chinesas. O secretário de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, argumenta que é necessário levar aos empresários conhecimentos sobre o mercado externo e traçar estratégias de inserção no comércio internacional.

A China, argumenta ele, é a segunda economia do mundo, o maior exportador e tem o maior mercado consumidor mundial, de 400 milhões a 500 milhões de pessoas. O país contabiliza uma corrente de comércio de US$ 36 bilhões. A China também é o maior importador de produtos brasileiros como soja, celulose e minérios e de produtos agropecuários.

Outros segmentos importantes são a pecuária de corte, frango de corte, siderurgia e metalurgia, petróleo, aeronáutica, madeiras tropicais, pedras semipreciosas, biocombustíveis e hidrelétricas. Uma das possibilidades para os empresários tocantinenses é a possibilidade de atração de capital de investidores chineses para o Tocantins. O governador Carlos Henrique Gaguim viajará para China em missão de negócios no próximo dia 15.

Perfil

Vladimir Milton Pomar, 51 anos, consultor de relações institucionais e de negócios entre empresas brasileiras e chinesas. Ele já residiu em Beijing e esteve em mais de 30 médias e grandes cidades de todas as regiões daquele País.

As inscrições para o evento podem ser feitas, gratuitamente, pelo site www.sebrae.com.br/uf, no link cursos. As fichas também estarão disponíveis no local do evento. Serão emitidos certificados aos participantes. (Luiza Renovato)
Fonte: Secom