PCdoB retorna à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Tomou posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quinta-feira, 15, a deputada Angela Albino, que desta vez retorna para um mandato de 120 dias

angela albino - Jonas Lemos Campos

Angela assumiu no lugar do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), seguindo o rodízio estabelecido entre seus partidos. De junho a agosto de 2009 a comunista teve sua primeira experiência na Casa, no lugar da deputada Ana Paula Lima (PT). Neste primeiro período, suas principais bandeiras foram a questão da mulher negra, da mobilidade urbana e a regulamentação da Emenda 29. “Foi um período curto, mas bastante proveitoso. Trabalhamos temas importantes como questões relacionadas com os capoeiristas e os trabalhadores da educação.”

Agora, nesta segunda passagem pela Alesc, a deputada pretende trabalhar questões relacionadas à juventude e à cultura. Desta vez ela deve permanecer na Assembleia Legislativa até o mês de agosto. “Outro ponto que destaco são as conferências de esporte, que ainda estão acontecendo nas diversas regiões do estado. Como o Ministério do Esporte é comandado pelo nosso partido, não podemos deixar essa questão de lado”, completou.

Entre suas metas está também reforçar a presença feminina no Parlamento catarinense. “Fico muito feliz por estar de volta, ainda que como suplente. É a primeira vez que quatro mulheres estão integrando o Poder ao mesmo tempo. É um marco para nós. Uma demonstração da pouca representatividade feminina, mas uma esperança de que mais mulheres ocupem espaço na política a partir das eleições de 2010. E que o nosso Parlamento seja mais generoso na sua representação feminina.”

Embora não tenha sido realizada uma mobilização do PCdoB para esta posse de Angela – o Partido pretende realizar em breve um grande ato, com a presença de dirigentes nacionais e de todo o Estado – diversos dirigentes do Partido e dos movimentos sindicais, estudantis e LGBTTT estiveram presentes prestigiando sua posse.

Assista abaixo trecho do discurso de Angela Albino em sua primeira sessão na ALESC.

De Florianópolis, Wladimir Crippa,
com colaborações de Alexandre José Back e Graziela May Pereira (divulgação da ALESC)