Sem categoria

Venezuela convoca eleições parlamentares para setembro

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela convocou eleições para o dia 26 de setembro para renovar a Assembleia Nacional, processo que o presidente Hugo Chávez considera crucial para a revolução bolivariana.

A presidente do conselho, Tibisay Lucena, anunciou nesta quarta-feira (15) que a campanha começará no dia 25 de agosto e terminará no dia 23 de setembro perto da meia-noite, informou a Agencia Bolivariana de Noticias.

Lucena disse que o registro de eleitores aptos a votar "estará pronto no dia 1º de julho" e informou que, até o dia 31 de março, 17.495.353 eleitores tinham se registrado.  Atualmente, a Assembleia, com 167 membros, é dominada pelos governistas. Nas eleições parlamentares anteriores, em 2005, a oposição decidiu boicotar a votação na última hora.

Na quarta, Chávez reiterou aos correligionários que o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela, governista) deve obter "pelo menos dois terços" do plenário legislativo, e que a sobrevivência da revolução que ele lidera há 11 anos depende disso.

Ele também convocou o PSUV e o Partido Comuista a demonstrarem "lealdade e unidade verdadeira" para consolidar o processo de mudanças. E pediu para uqe os militantes de ambas as legendas ponham os interesses do povo, e não dos partidos,  acima de tudo.

"O socialismo requer que todos os dias sigamos construindo a democracia verdadeira, participativa e com protagonismo, por meio de ações concretas", colocou.

Do outro lado, a fragmentada oposição venezuelana procura caminhos para consolidar a unidade e resgatar postos na Assembleia.

PSUV

Mais de 3,5 mil pré-candidatos estão inscritos para participar das eleições internas do PSUV. Eles já estão em campanha desde o dia 9 de abril para captalizar a simpatia da militância do partido e poder representá-la nas eleições parlamentares.

No dia 2 de maio, dois dias depois de encerrada a campanha interna, o PSUV convocará seus mais de sete milhões de filiados para, prlo voto secreto e direto, escolherem os postulantes que disputarão o pleito legislativo defendendo a bandeira vermelha.  

O PSUV é a única organização do país que cumpriu com o artigo 67 da Constituição, na qual se estabelece que os partidos políticos deves escolher suas autoridades ou aspirantes a cargos de eleição popular por meio da consulta às bases em prévias.

"O processo eleitoral interno que leva adiante o PSUV é uma clara demosntração de que o socialismo é sinônimo da verdadeira democracia", disse o dirigente da Rede Nacional de Círculos Bolivarianos, Rubén Mendoza.

Com agências