CDH da Câmara realiza audiência sobre caso Randon em Caxias

Nesta quinta-feira (15), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal realizou Audiência Pública com o tema abuso de autoridade, por parte da polícia, em Caxias do Sul. O ato ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores que esteve lotado. Foi abordado, dentre outras questões, as agressões sofridas por trabalhadores metalúrgicos da empresa Randon praticadas pela Brigada Militar, ocorridas no dia 12 de fevereiro.

rand

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador do PCdoB, Assis Melo, destacou que a vinda da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para Caxias do Sul não foi apenas um acontecimento histórico. “ Não se trata apenas de fazer uma denúncia. Nós queremos que fatos como esses da violência da Brigada Militar ocorridos na Randon não se repitam e que os agressores sejam punidos,”afirmou Assis.

A presidente da Comissão, a deputada Iriny Lopes (PT/ES) coordenou a audiência. Ao comentar sobre as imagens do vídeo e fotos exibidos mostrando a agressão da Brigada Militar contra os trabalhadores, se disse indignada. “ A reação diante das imagens são fortes. Elas falam por si. Fica evidente que houve abuso por parte dos policiais porque não houve nenhuma movimentação por parte dos trabalhadores que justificasse a violência gratuita utilizada.”

A deputada, afirmou que a Comissão vai adotar medidas no sentido de cobrar do governo do Estado, encaminhar ao Ministério Público Estadual solicitação de investigação, buscar através do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República uma forma de federalizar as investigações. Iriny condenou a postura sistemática de reprimir os movimentos sociais, que tem sido um padrão do governo Yeda, a quem a deputada responsabilizou pelos fatos ocorridos em Caxias.

Participaram da audiência a deputada federal Manuela DÀvila, o deputado federal Pepe Vargas, o vereador Renato Nunes, o presidente da CTB/RS Guiomar Vidor, entre outras autoridades.

Assis Melo entregou um dossiê contendo informações, fotos e vídeos para a presidente da Comissão.

A Brigada Militar não enviou nenhum representante para participar da audiência.

Entenda o caso:

No dia 12 de fevereiro a Brigada Militar reprimiu duramente uma manifestação dos trabalhadores da empresa Randon Implemetos que protestavam frente aos baixos valores recebidos a título de participação nos lucros e resultados da empresa. Naquele dia dezenas de trabalhadores foram barbaramente agredidos e presos, inclusive o presidente do Sindicato e vereador (PCdoB), Assis Melo.

Os fatos tiveram repercussão nacional devido à sua gravidade. Em função disso a Comissão deslocou-se a Caxias para verificar o ocorrido e tomar providências no âmbito do poder legislativo federal.

De Caxias do Sui
Márcio Schenatto