Sem categoria

Cinzas de vulcão cancelam metade dos voos na Europa

Mais de 50% dos voos programados para esta sexta-feira (16) na Europa foram cancelados por causa de uma nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, segundo informações da BBC Brasil. Desde quinta (15), os aeroportos de várias cidades europeias estão fechados por causa dessa nuvem.

A Europa tem programados cerca de 28 mil voos diários. O temor dos especialistas é de que as cinzas espalhadas no ar danifiquem os motores do avião, ao atingir partes importantes da turbina, o que poderia levar a uma pane do motor em pleno voo.

As principais companhias aéreas que operam trechos entre Brasil e Europa cancelaram voos quinta e sexta-feira devido ao fechamento de aeroportos europeus.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os brasileiros que têm voos para essas cidades a procurarem a companhia aérea para saber quais medidas devem tomar. A TAM pede aos passageiros que têm voos para Londres, na Inglaterra; Frankfurt, na Alemanha; e para Paris, na França que remarquem os voos. O mesmo procedimento deve ser feito por aqueles que estão nessas cidades. Segundo a companhia aérea, não haverá custos adicionais para a remarcação.

Segundo a agência que controla o tráfego aéreo na região europeia, a Eurocontrol, os problemas devem durar até sábado, porque a nuvem de fumaça está se movendo para sul e para o leste.

República da Irlanda, Reino Unido, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica e Holanda fecharam seu espaço aéreo. Na França, 24 aeroportos foram fechados, inclusive o de Paris. As restrições aéreas foram ampliadas hoje para os aeroportos da Alemanha, Polônia, Lituânia e Áustria. Os últimos países a anunciarem o fechamento de aeroportos foram Hungria, Suíça e Romênia.

Riscos à saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que vai avaliar os riscos à saúde nas regiões afetadas pela nuvem de cinzas.

De acordo com a organização, enquanto as cinzas estiverem longe da superfície, não há efeitos à saúde da população. Asmáticos e pessoas com enfisema e bronquite são as mais suscetíveis a algum tipo de problema devido às cinzas e nos dias de maior poluição no ar.

"Se as pessoas perceberem irritação na garganta, nos pulmões, no nariz e nos olhos devem buscar locais fechados e evitar atividades ao ar livre”, aconselhou a diretora de Saúde Pública da OMS, Maria Neira.

Essa a primeira erupção do vulcão Eyjafjallajokull, um dos maiores da Islândia, com 1.660 metros de altura, em 200 anos. A última ocorreu de 1821 a 1823, de acordo com informações da agência BBC Brasil.

A atual erupção provocou uma enchente em decorrência do derretimento da geleira.

Da redação, com informações da Agência Brasil