Homem recebe sua primeira Certidão de Nascimento aos 66 anos

Nascido em 1944, no município de Porto Nacional, Satunino Venâncio Ferreira de Souza recebeu sua primeira Certidão de Nascimento, durante ação do Mutirão do Sub-registro, realizada no município de Nova Rosalândia, cidade localizado a 133 km de Palmas.

Os atendimentos com expedição de documentação básica gratuita estão sendo realizados nesta quinta-feira e sexta, 15 e 16, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, de Nova Rosalândia.

O incentivo para regularizar a situação civil de Satunino foi dado por sua irmã Maria Madalena Venâncio de Souza. “Eu já rodei esse Brasil e nunca tinha tido documento. Há 15 anos, quando mudamos para Nova Rosalândia, minha irmã Madalena insiste para que eu tirar os documentos. Há uns quatro anos tentei tirar, mas era caro e muito difícil”, relatou Satunino, que da sua história só relata que: “vivia trabalhando no pé de roça para os outros” em fazendas do interior do Tocantins e do Maranhão.

“Agora vou tirar todos os meus documentos direitinho”, comentou. Para sobreviver, Satunino sempre trabalhou em plantações, e limpeza de pastos, serviços o quais acreditava não precisar de carteira de trabalho ou conta no banco. Conta que uma vez precisou ser hospitalizado porque quebrou a perna em um acidente e para pode ser atendido o seu patrão teve que assinar como responsável.

Satunino foi beneficiado com a Certidão de Nascimento, cópia da certidão, fotos 3×4, Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral e ainda recebeu atendimento do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social. “Eu que não tinha nem a Certidão de Nascimento agora estou saindo cheio de documentos”, concluiu. (Deydjane da Luz)
Fonte: Secom