Sem categoria

Messias (PCdoB) desiste e eleição no DF terá cinco candidatos

O candidato do PCdoB, Messias de Souza, ex-assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, desistiu de concorrer na eleição indireta que definirá o novo governador e o vice-governador do DF. A disputa acontece neste sábado (17).

“Examinando o cenário, a nossa posição é de ajudar a combater os aliados de Roriz e Arruda [ex-governadores]. É um gesto simbólico para que haja união de forças”, disse. Souza.

Os 24 deputados distritais que compõem a Câmara Legislativa do Distrito Federal participam da votação.

Os candidatos aos cargos são Aguinaldo de Jesus e Roberto Wagner Monteiro, do PRB (chapa 1); Luiz Filipe Coelho e João Bezerra, do PTB (chapa 2); Antônio Ibañez e Cícero Rola, do PT (chapa 3); Rogério Rosso e Ivelise Longhi, do PMDB (chapa 4) e Wilson Lima e Jucivaldo Salazar, do PR (chapa 5).

Apesar de ser uma votação aberta, o presidente da Casa, Cabo Patrício (PT), explicou que tanto no dia da votação quanto no da posse o acesso à Câmara será restrito por questão de segurança e falta de espaço. "A população poderá acompanhar as eleições nos dois telões que serão instalados do lado de fora da Câmara Legislativa", disse em entrevista coletiva na tarde de sexta.

Houve um início de confronto entre integrantes do movimento “Fora Arruda e Toda a Máfia” e a Polícia Militar por volta de 14h deste sábado. Na tentativa de impedir a entrada de distritais na Câmara Legislativa, cerca de 30 pessoas pegaram cones e fizeram uma barreira no portão da garagem da Casa. Para garantir a integridade dos parlamentares, policiais empurraram os manifestantes e conseguiram retirá-los do local. Ninguém ficou ferido e, após o empurra-empurra, os manifestantes saíram por conta própria da entrada por onde devem passar os distritais.

Mensalão do DEM

A eleição indireta é resultado do desmoronamento do governo local após as denúncias feitas pelo ex-secretário de Relações Intitucionais do DF, Durval Barbosa. Foi ele quem filmou o recebimento de somas de dinheiros por diversas pessoas ligadas ao atual governo.

O esquema de corrupção denunciado por Barbosa envolvia 10 deputados (oito titulares e dois suplentes), servidores do governo do Distrito Federal, empresas prestadoras de serviço e o então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) – que foi cassado por infidelidade partidária e preso por tentar atrapalhar o andamento das investigações ao participar de uma tentativa de suborno ao jornalista Sombra.

O então vice-governador, Paulo Octávio (sem partido, ex -DEM), renunciou ao cargo e deixou ao deputado distrital Wilson Lima (PR) a função de governador interino até a nova eleição ser convocada.

Votação

Cada chapa terá 30 minutos para defender a sua candidatura. E cada deputado poderá discursar ao apresentar seu voto na sessão. O plenário está restrito a 150 convidados dos partidos políticos. Todas essas especificações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário da Câmara Legislativa.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato deverá reunir 13 votos. Na impossibilidade disso, um segundo turno será realizado na sequência, com os dois candidatos mais votados.

A posse do novo governador está marcada para as 10h de segunda-feira (19) no plenário da Câmara Legislativa, com acesso novamente restrito a convidados, servidores e imprensa.

Fonte: Folha Online