Bahia bate recorde de empregos no Nordeste

Os setores da construção civil, indústria de transformação, serviços e agropecuária foram os principais responsáveis por alavancar a geração de empregos na Bahia no mês de março. Ao todo, foram criados 10.226 mil postos formais de trabalho em todo o estado – destes, 5.774 mil em Salvador. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (15/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado é o segundo melhor para um mês de março, tendo sido superado apenas em março de 2008. Já o acumulado dos três primeiros meses do ano, com saldo de 30.738 novos empregos, é o melhor resultado para um primeiro trimestre – em termos absolutos e relativos – da série histórica iniciada em 1992. A performance também coloca a Bahia na liderança da geração de empregos na região Nordeste.

E o estado também assume a primeira posição do ranking quando se consideram os empregos criados nos últimos 12 meses: 97.906 mil, que representa um crescimento de 7,16%. “É um misto do incremento do investimento privado em geral, mas também do investimento público”, afirmou o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Segundo o secretário, programas de governo, como o Minha Casa, Minha Vida, respondem pelo contínuo crescimento da geração de empregos na construção civil. Da mesma forma, a indústria, que voltou a crescer, estimula indicadores positivos nas demais áreas, como comércio e serviços. “É um crescimento que continua sendo bem dosado entre a Região Metropolitana e o interior do estado, atendendo a vários setores”.

De Salvador,
Camila Jasmin