CTB discute mobilização para a 2ª Conclat

A direção estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) de Pernambuco se reuniu neste final de semana, na Associação da Caixa Econômica, no Janga, município do Paulista, para debater a pauta de atividades da entidade visando à mobilização da categoria para a 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) e para a Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais, previstas para os meses de maio e junho próximos, respectivamente.

Valeria Silva CTB-PE

Segundo Valéria Silva, da direção da CTB/PE, a entidade pretende desenvolver uma série de atividades que fortaleçam a participação de sindicalistas, trabalhadores e dos movimentos sociais do Estado nos dois eventos, entre elas as comemorações do 1º de Maio.

“Na reunião, além de definir a pauta dessas atividades preparatórias à conferencia e à assembléia, também discutimos outros aspectos de nossa luta, cuja bandeira principal é a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução do salário”, afirmou a dirigente sindical, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para assegurar essa conquista, cujo projeto de lei continua tramitando no Congresso Nacional. “É uma luta que mexe com interesses poderosos e contraria os interesses da parcela mais atrasada do empresariado brasileiro”, disse.

CONCLAT

Convocada pela CTB e pelas demais centrais sindicais brasileiras, a 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada no dia 1º de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, após quase 21 anos da realização da 1ª conferência. A intenção dos organizadores é reunir centenas de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País. A Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais acontecerá no dia 31 de março, também em São Paulo.

Fonte: Site do vereador Luciano Siqueira