Câmara de Goiânia homenageará trabalhadores dia 30 

Sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia irá homenagear trabalhadores e trabalhadoras de Goiás. O evento pretende ainda reforçar a luta pela redução da jornada de trabalho.

No dia 1º de maio, trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro param para comemorar seu dia. Em Goiânia, eles serão homenageados na última sexta-feira desse mês, 30, às 9 horas no plenário da Câmara Municipal.

A iniciativa é do vereador Fábio Tokarski com apoio das centrais sindicais. Participam da realização desse evento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Nova Central Sindical Brasil (NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Dia Mundial do Trabalho

Há 124 anos (1886) uma greve geral acontecia no principal centro industrial dos Estados Unidos, Chicago. Milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Houve repressão e violência. Três anos depois o 1º de maio foi definido durante Congresso Socialista em Paris como dia internacional do trabalhador.
Hoje, mais de cem anos depois, os trabalhadores ainda lutam por melhores condições de trabalho. A sessão de sexta-feira tem objetivo, além da homenagem, de manifestar pela aprovação da PEC 231/95. Tal emenda propõe que a jornada de trabalho seja reduzida de 44 para 40 horas semanais. Essa luta é história em nível mundial. Na Alemanha e Argentina, por exemplo, a carga horária já é de 38 horas. No Canadá chega a 31.

Fonte: Nádia Junqueira (www.fabiotokarski.com.br)