Vereadora Rose Sales apóia movimento dos educadores

A vereadora Rose Sales (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, 20, para manifestar apoio irrestrito aos movimento dos educadores que estão em greve desde o dia 14. Os professores da rede municipal de ensino paralisaram as atividades em reivindicação por reajuste salarial de 27,5 % e melhorias na condição das estruturas de unidades escolares do município.

A parlamentar, que também é educadora, afirmou em seu discurso que as reivindicações da categoria não ficam apenas nas questões salariais, mas sim, na luta pela qualidade do ensino da rede pública. “O comprometimento deles com a educação não tem sido esvaziado. O prefeito, por sua vez, nunca os recebeu mostrando um total desrespeito com a categoria porque não abre espaço para o diálogo. O que está em jogo é a defesa dos direitos deles e o compromisso da categoria com uma educação pública de qualidade”, bradou a vereadora.
Inicialmente os 6 mil professores optaram pela greve de advertência para que o prefeito João Castelo cumprisse o acordo acertado desde o ano passado, que é de reajuste salarial de 17% e mais o pagamento de 11% retroativo a maio de 2009. A vereadora repudiou ainda a morosidade da Prefeitura em finalizar a negociação da pauta de reivindicação dos professores. “O prefeito não recebe os professores, não dialoga. É uma falta de compromisso com a educação pública de São Luis”, completa.
A reunião com a Secretária de Educação, Suely Tonial, avançou em alguns pontos da pauta de 2009. A SEMED já publicou a relação das progressões vertical e horizontal para pagamento imediato. Outros pontos importantes como retificação de enquadramento dos servidores que fizeram solicitação, adicional por titulação 2009, difícil acesso 2009/2010 e retificação da jornada de trabalho de 20 para 24 horas já estão em fase de conclusão e reestruturação da CAPEM com a representatividade do sindicato. No entanto, toda a campanha salarial 2010 está ameaçada, razão pela qual a categoria optou pela paralisação.