Moody´s rebaixa nota da dívida da Grécia
A agência de classificação de crédito Moody´s rebaixou a nota da dívida da Grécia de A2 para A3 e conservou a possibilidade de nova revisão. A mudança, segundo a empresa, se deve ao fato de haver risco de Atenas ter de financiar-se a um preço mais alto do que o estimado.
Publicado 22/04/2010 19:59
A Moody´s disse que vai concluir a revisão da classificação uma vez que tenha maior clareza das medidas políticas de longo prazo e das perspectivas macroeconômicas da Grécia.
Vale notar que, no fim do ano passado, a agência reduziu a classificação da dívida grega de A1 para A2, com perspectiva negativa.
"É improvável que o rating permaneça em A3, a menos que as ações do governo restaurem a confiança nos mercados e revertam os ventos prevalecentes de altas taxas de juros e baixo crescimento que podem afetar a capacidade do governo de reduzir sustentavelmente os níveis da dívida", avaliou Sarah Carlson, analista sênior do Grupo de Risco Soberano da Moody´s e analista líder para a Grécia.
A notícia foi conhecida no mesmo dia em que a agência Eurostat mostrou que o déficit orçamentário da Grécia alcançou 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009. A dívida do governo ficou em 115% do PIB.
Fonte: Valor