Amazonas leva 37 proposições para IV Conferência de C,T&I

De 26 a 28 de maio o Ministério da Ciência e Tecnologia realizará em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), quando serão debatidas as propostas avalizadas nas Conferências Estaduais de C,T&I. O Amazonas vai levar para o encontro 37 proposições, aceitas na 4ª Conferência Regional, realizada em Belém, nos dias 18 e 19 de março.

São estas algumas das proposições: Descentralizar e interiorizar as agências federais de planejamento e execução de políticas de ciência, tecnologia, educação e de fomento ao desenvolvimento econômico do Brasil, por exemplo, CNPq, FINEP, CAPES, IBAMA, BNDES.

Priorizar a implantação de sistemas de inovação de processos de gestão e produtos dirigidos aos incrementos de competitividade ao Polo Industrial de Manaus (PIM). Priorizar também a instalação de escritórios do CNPq, CAPES e BNDES em Manaus para atender as demandas regionais e as formulações e fomentos de novos programas de P,I&D na Amazônia ocidental

Implantar plataformas tecnológicas que possibilitem a fusão da matriz produtiva eletro-eletrônica hightech do Pólo Industrial de Manaus (PIM) com os serviços ambientais próprios dos biomas amazônicos, priorizando os espaços e as estruturas interioranas. Neste contexto, é fundamental incentivar a implantação de indústrias com foco na produção de componentes e produtos voltados para dinamização de um parque fotovoltaico para dar suporte, dentre outras questões, a tecnologias sociais de caráter sustentável.

Integrar o Centro Estadual de Mudanças Climáticas com os programas e os bancos de dados centrados no uso e ocupação do solo e nos mecanismos de REDD, juntamente com os demais Centros de C,T&I no Estado e os mecanismos científicos, tecnológicos e jurídicos que movimentarão a Política de Mudanças Climáticas, Unidades de Conservação e de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Fonte: SECT