Evaldo Lima – O PV e o legado da Copa 2014 para Fortaleza

.

Estádio Presidente Vargas

A Copa do Mundo FIFA, cuja vigésima edição acontecerá em 2014, no Brasil, é a maior competição esportiva do Planeta. Para se ter uma idéia da representatividade do evento, a FIFA conta hoje com 204 filiados, contra 191 da Organização das Nações Unidas (ONU) e 202 do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O clima de euforia e otimismo que tomou conta da nossa gente desde que Fortaleza foi escolhida para ser uma das cidades-sede da Copa não é injustificado. As grandes obras estruturantes que vão mudar para melhor a cara de Fortaleza já estão acontecendo, divididas em sete eixos: Estádios, Meio-ambiente e Saneamento, Turismo, Energia/Telecomunicações, Saúde, Segurança e Transporte. O megaevento Copa 2014 para além da competição futebolística em si envolve ações e projetos com o poder de transformar nossa cidade e deixar uma série de legados indissociáveis da função precípua do Estado em assegurar direitos sociais fundamentais a todos, com equidade, qualidade e universalidade.

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, em conjunto com o Governo Federal, calculam o total dos investimentos necessários para a preparação da cidade em montante superior a R$ 9 bilhões. E a preparação da nossa capital para o evento já está em ritmo acelerado e planejado.

O estádio Presidente Vargas (PV), tombado pelo patrimônio histórico e local de afeto dos fortalezenses, está passando por uma importante reforma, com prazo de entrega para o final 2010.

O novo PV preservará a sua fachada histórica, terá a capacidade superior a 20 mil lugares, todos com acento individual, com encosto de 36 cm e os acessos através de dispositivos, rampas, que garantam segurança e rotas de fuga que permitam aos espectadores deixar o campo em até 10 minutos. O novo layout prevê a construção de 18 aberturas de acesso para o publico, que a elas chega por rampas com inclinação igual ou inferior a 8% dentro das normas e com capacidade que permita a saída de 64 pessoas por segundo.

O PV terá ainda banheiros na proporção de 1 para cada 35 torcedores, rampas de acessibilidade e modernas cabines de transmissão para a imprensa, Há ainda recomendações para o conforto dos espectadores e atletas. Serão introduzidos dois elevadores, sem casa de máquina e sob a arquibancada, facilitando o acesso de espectadores, incluindo pessoas com deficiência.

As instalações prediais serão refeitas, mantendo-se as torres de iluminação, integradas ao desenho da platéia e da introdução das coberturas, que abrigam 20% dos espectadores.

A arquibancada possuirá três níveis edificados com acesso através de rampas monumentais. No primeiro andar serão localizados o Hall do estádio, recepção de autoridades e visitantes e acesso aos vestiários e ao campo.O segundo nível é de acesso de público as cadeiras especiais e conterá sanitários e bares. O terceiro nível será destinado à imprensa, tribuna de honra e convidados.

As cabines de imprensa se localizarão ao final da arquibancada, com circulação por corredor de acesso restrito e cabines com tratamento acústico e ar condicionado.

A arquibancada especial terá cobertura em formato de arco, aproveitando-se a reentrância na estrutura das arquibancadas.

A intenção é que durante a Copa o PV seja a base dos treinos das seleções que virão para Fortaleza e que passado o evento deixe um legado positivo para a cidade. Para além da recuperação física, a Prefeitura de Fortaleza pretende transformar o Presidente Vargas em um equipamento social, um patrimônio cultural da cidade que possa receber não apenas os amantes do futebol, mas toda a população de Fortaleza.

Evaldo Lima é Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho