Sem categoria

Libertadores pode ter final brasileira

A definição dos grupos da segunda-fase da Copa Libertadores da América fez com que os dois clubes de maior torcida do Brasil, Flamengo e Corinthians, se enfrentassem já na fase de oitavas de final. Ao mesmo tempo, jogou para o outro lado os outros três brasileiros classificados, São Paulo, Internacional e Cruzeiro, abrindo a possibilidade de uma final brasileira da competição.

O Corinthians "cumpriu tabela" no Pacaembu e venceu o Independiente de Medellin por 1 a 0, gol contra do zagueiro colombiano Valencia. Isso deu ao Alvinegro do Parque São Jorge a primeira colocação entre todas as 16 equipes qualificadas para a terceira fase da competição.

A vantagem de ser o melhor colocado é que o clube terá a segunda partida disputada em seus domínios, e isso valerá para qualquer equipe que o Corinthians enfrentar dessa fase em diante.

Para classificar-se como o último dos segundos colocados da segunda fase, o Flamengo dependia de uma vitória do Internacional em Porto Alegre e empates ou vitórias simples de Cerro, do Uruguai, e Racing, também do Uruguai.

O Colorado gaúcho bateu o equatoriano Deportivo Quito por 3 a 0 e os times uruguaios empataram suas partidas, classificando o Flamengo para as oitavas-de-final. Corinthians e Flamengo iniciam a disputa pela classificação na próxima quarta-feira (28), no Maracanã. Vale lembrar que o visitante que fizer mais gols tem vantagem nos critérios de desempate.

O São Paulo, que fez a segunda melhor campanha, terá o peruano Universitario pela frente, decidindo a classificação no Morumbi. Já o Internacional encara os argentinos do Banfield na próxima fase. O jogo de volta será no Beira-Rio.

Por fim, o Cruzeiro recebe o Nacional, do Uruguai, no Mineirão, para depois ir a Montevidéu buscar a classificação. Timão, Mengo, Tricolor Paulista e Colorado jogam na quarta, enquanto a Raposa inicia a sua luta na quinta.

Os mexicanos "eliminados" no ano passado pela gripe suína terão pela frente dois adversários bem complicados: os argentinos. Enquanto o Guadalajara encara o Vélez Sarsfield, o San Luis ficará frente a frente com o atual campeão Estudiantes.

Fechando as oitavas, o Universidad do Chile, que dominou o grupo do Fla, pega o Alianza Lima, do Peru, e o Libertad, do Paraguai, enfrenta o Once Caldas, da Colômbia.

Desde 2006 a Conmebol reeditou um aspecto do regulamento que evita equipes do mesmo país nas finais da competição. Este ano não será diferente, mas existe a possibilidade de dois brasileiros se enfrentarem na final, caso o vencedor de Corinthians e Flamengo prossiga na competição até o fim.

É que no outro lado do agrupamento estão São Paulo, Internacional e Cruzeiro. Paulistas e Mineiros podem se enfrentar já nas quartas de final, enquanto os gaúchos podem pegar o vencedor desta disputa na semi-final, tornando inexequível, de acordo com o regulamento, uma final com clubes de países diferentes.

Veja como ficou a próxima fase da competição: