Comissão discute Minha Casa Minha Vida com movimentos populares

A Comissão Especial que acompanha o programa Minha Casa Minha Vida, reuniu-se na última sexta-feira (23/04), na Câmara Municipal, com entidades populares para discutir a execução do programa que contemple as famílias que ganham de 0 a 3 salários mínimos. Na reunião, foram colocadas em pauta as maiores dificuldades enfrentadas pelos movimentos populares, e que soluções elas oferecem para que o programa habitacional tenha mais agilidade, e seja concretizado.

Reunião Minha Casa Minha Vida

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), presidente da Comissão Especial, ressaltou a importância dessa discussão para que as informações sejam passadas para os órgãos competentes, e assim serem cobrados resultados. “Essa reunião é uma das mais importantes que já tivemos. Nós já ouvimos os órgãos federais, municipais, estaduais, mais precisávamos do parecer do povo, que é realmente quem está sofrendo com esse atraso", afirma a vereadora.

A compra dos terrenos e a dificuldade de diálogo com alguns órgãos são os principais problemas relatados pelos movimentos populares. Para o presidente da Associação Comunitária de Habitação Popular Canto do Curió II, Francivaldo de Souza, a solução seria a Caixa Econômica Federal antecipar o pagamento desses terrenos. “A gente chega com um termo de compromisso do terreno para mostrar a Caixa Econômica e eles passam 180 dias para fazerem a avaliação. E depois que já existe uma resposta, que vão atrás do dono do terreno para comprar, já foi vendido para alguma construtora”.

O resultado da reunião, com todas as dificuldades e propostas, fará parte de um documento que será entregue às entidades, nesta segunda-feira (26/04), às 14h30 na Câmara Municipal de Fortaleza, em uma reunião entre a Comissão Especial que acompanha o programa Minha Casa Minha Vida, Caixa Econômica Federal, Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia Energética do Ceará (COELCE), representantes do Município e Governo, além de movimentos populares.

Participaram da reunião a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), o vereador Audízio Oliveira (PTN), além dos movimentos populares, Cearah Periferia, Movimento de Luta no Bairro, além da Associação Comunitária de Habitação Popular Canto do Curió II.

Fonte: Câmara de Fortaleza