Jô Moraes participa de abraço a Serra da Moeda
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) esteve no abraço e deixou seu apoio a preservação da moeda.Para a deputada é preciso avaliar o impacto humano gerado por essas grandes obras.
Publicado 26/04/2010 16:53 | Editado 04/03/2020 16:50

O dia do líder da inconfidência mineira foi um dia de protesto para mais de cinco mil pessoas que se uniram em um abraço simbólico a serra da moeda. A manifestação contou com vôo de Asa delta, Banda de Música, Folia de Reis, Danças, grande participação da comunidade de Brumadinho e Belo Vale e a especial participação do Congado de Belo Vale que puxou o cordão do Abraço. Foi um recado para mineradoras que pretendem construir na região uma mega obra de exploração de minério de ferro.
Ambientalistas e moradores dizem que a obra causaria danos irreversíveis para a natureza da região.A Moeda é uma cadeia de montanhas , que vai do sul da capital até o município de Belo Vale.Para Gilson Reis um dos organizadores da atividade o desenvolvimento deve estar aliado a uma política de preservação “Desenvolver com sustentabilidade e compromisso com a população local. Infelizmente não é o que acontece com a mineração em Minas e em todo Brasil. O Minério vai, o que nos resta são os buracos, a poluição e a destruição dos ecos-sistemas e da cultura de um povo. O projeto da mineradora Ferros apresenta um perigo para toda a região da serra da moeda e coloca em risco um paraíso ambiental de Minas”aponta.
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) esteve no abraço e deixou seu apoio a preservação da moeda.Para a deputada é preciso avaliar o impacto humano gerado por essas grandes obras. “Antes de discutir números, gastos e lucros temos que pensar nas vidas que estão no lugar. Essas pessoas vivem de sua terra, temos que ter respeito com as populações antes de pensarmos em construir obras, o desenvolvimento não pode significar impactos negativos na vida do povo” defendeu.
O vice presidente do PCdoB, Zito Vieira afirmou que a preservação do meio ambiente é uma bandeira legitima e que deve contar cada vez mais com a colaboração dos comunistas
O deputado estadual Carlos Gomes (PT) também esteve presente na manifestação além de diversas lideranças comunitárias da região.Reuniões estão acontecendo em toda região e uma audiência publica será marcada na Assembléia Legislativa para tratar o tema
De Brumadinho,
Pedro Leão