Sem categoria

Taxa de desemprego sobe a 20% na Espanha

A taxa de desemprego subiu a 20,05% na Espanha no primeiro trimestre deste ano. Em números absolutos, o percentual significa hoje 4.612.700 trabalhadores no olho da rua. As informações foram antecipadas pelos meios de comunicação devido a um erro do Instituto Nacional de Estatística (INE), que as publicou em sua página na internet antes da divulgação oficial.

A Espanha registra um dos maiores índices de desocupação do chamado velho continente. O crescimento da ociosidade involuntária da força de trabalho reflete a crise econômica mundial e os dilemas fiscais provocados pela forte intervenção dos Estados para contornar a recessão. A taxa de 20% é a mais alta desde o final de 1997, quando chegou a 20,11%.

No primeiro trimestre de 2010 mais de 286 mil trabalhadores e trabalhadoras foram acrescentados ao exército de desempregados. A população empregada soma 18.394.200. No prazo de um ano foram destruídos cerca de 700 mil postos de trabalho. É mais um sinal de que a classe trabalhadora é a principal vítima da crise, muito embora não tenha qualquer responsabilidade pelos excessos do capitalismo.

Da redação, com agências