Centrais atividades antecipam manifestação do Dia do Trabalhador

As centrais sindicais comemorarão o Dia do Trabalhador antecipadamente esse ano. CTB, CUT, UGT, NST e Força Sindical farão manifestação em conjunto na sexta-feira (30), no centro de Manaus. Prevista para sair da Praça Heliodoro Balbi em direção a Praça do Congresso, a passeata terá o objetivo de apresentar as bandeiras de lutas que unificam as centrais. A redução da jornada de trabalho sem redução dos salários é a principal delas.

Cerca de 500 trabalhadores e dirigentes sindicais das entidades filiadas às respectivas centrais são esperados para a atividade. Terceira maior central do Brasil em apenas dois anos de existência, a CTB espera levar 90 trabalhadores à manifestação.

Além da redução da jornada de trabalho das atuais 44 para 40h, sem redução dos salários, o fator previdenciário, a valorização do salário mínimo e a reforma agrária estarão na pauta das comemorações do Dia do Trabalhador.

Essas são as bandeiras de lutas que unificam a atuação das centrais no país.

Mês de maio será marcante para os trabalhadores

O Dia do Trabalhador não será o único mote de mobilização dos trabalhadores ao longo do mês de maio. Assim como os sindicalistas do Brasil inteiro, os amazonenses se preparam para participar da II Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), prevista para ocorrer no dia 1 de junho, no estádio Pacaembu, em São Paulo.

Até lá, uma série de reuniões e assembléias deverão ser realizadas no estado com objetivo de acumular opinião sobre o evento e levantar resoluções que poderão ser defendidas nesta que tem a meta de reunir 40 mil trabalhadores de todo país.

De Manaus,
Anderson Bahia