Sem categoria

Luta social: Os trabalhadores no projeto político do PCdoB

São eles que podem lutar por uma sociedade nova

Qual o papel da classe trabalhadora no projeto político do Partido Comunista do Brasil? O livro do dirigente comunista João Batista Lemos intitulado A política sindical do PCdoB procura responder esta pergunta com base na teoria marxista-leninista que considera o proletariado (visto como sinônimo de classe trabalhadora) como “o coveiro do capitalismo e o sujeito, por excelência, destinado a protagonizar a revolução socialista”.

Os trabalhadores tem interesses opostos aos Eo capital e do capitalismo. enquanto os primeiros lutam pelo aumento dos salários e a redução da jornada, os capitalistas querem o arrocho dos salários e jornadas maiores.

A história do século 20 foi profundamente marcada pelas batalhas contra a exploração capitalista e pelo socialismo. A derrota do “socialismo real” no leste da Europa foi dramática para os comunistas e os trabalhadores, mas não significou o fim da luta de classes. Ao contrário, as contradições do capitalismo e do imperialismo (liderado pelos EUA) se agravaram e a crise econômica mundial revelou os limites desse sistema e a necessidade de trocá-lo por outro, mais avançado.

“A missão histórica do proletariado – enquanto coveiro do capitalismo – coincide com o objetivo estratégico dos comunistas, que é precisamente o de superar o capitalismo e construir, no processo da luta de classes, um novo sistema de relações sociais – o socialismo”, salienta Batista Lemos. “Por esta razão, a classe trabalhadora deve desempenhar um papel central no projeto do Partido Comunista e na luta política nacional. Daí a sua centralidade.”