Provinha Brasil começa a ser aplicada nesta quarta

Nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, será aplicada nas escolas municipais de Aracaju a Provinha Brasil 2010/1. A prova terá 24 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas. O objetivo é verificar o nível de aprendizagem das crianças que cursam o 2º ano ou a 2ª série. Este é o terceiro ano que Aracaju participa da avaliação, que acontecerá em 37 unidades escolares, entre elas as escolas municipais de ensino fundamental Anísio Teixeira, Jaime Araújo e Florentino Menezes.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação. As avaliações devem ser aplicadas em sala de aula e pelo próprio professor ou coordenador escolar, garantindo ao aluno maior conforto e segurança.

De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Antônia Arimatéia, a expectativa é de que 3.360 alunos, distribuídos em 132 turmas, façam a prova. "A meta do Governo Federal é fazer com que todas as crianças brasileiras cheguem aos oito anos de idade lendo e escrevendo com fluidez, daí o objetivo de identificar o nível de alfabetização dos alunos da rede municipal e fazer com que o professor saiba lidar com os resultados para qualificar o ensino", ressalta a coordenadora.

A Provinha Brasil é dividida em duas fases. A partir da análise dos resultados das duas avaliações é possível ter noção do grau de aproveitamento do aluno em sala de aula e criar estratégias que tragam constantes melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. "Os professores participam do programa de formação continuada da rede municipal ‘Horas de Estudo' e recebem junto com a prova um kit pedagógico que serve para dar suporte durante as correções", destaca Antônia.

Avaliação

Segundo o Ministério da Educação, a prova não tem como objetivo fazer um ranking do desempenho das escolas participantes, mas diagnosticar o grau de alfabetização dos alunos. Trata-se de uma política de educação que busca analisar o desenvolvimento individual na formação da criança. Vale ressaltar que a interpretação das respostas não pode ser feita a partir do erro ou do acerto de uma única questão. É o conjunto de erros ou de acertos que define o desempenho do aluno.

Segundo Antônia Arimatéia, a Provinha Brasil é composta de questões didáticas e ilustradas que estimulam a interpretação e a prática da leitura. A expectativa da coordenadora é que este ano os alunos da rede municipal possam ficar entre os níveis 4 e 5, considerados os mais altos e de melhor desempenho.

"Nunca estamos satisfeitos, apesar de os resultados serem animadores. O ideal é que 100% dos nossos alunos alcancem o nível 5 e que os professores entendam cada vez mais a metodologia da prova e promovam a qualificação contínua do processo de alfabetização de seus alunos", conclui a coordenadora de ensino fundamental da Semed.

Provinha Brasil 2009

Através da Provinha Brasil aplicada em 2009, foram avaliados 2.082 alunos da rede municipal de ensino, o que permitiu aos professores do 2º ano ou 2ª série realizar ações intensivas para combater as dificuldades que as provas identificaram. No final do ano foi constatada uma melhoria significativa no desempenho das crianças.