Edvaldo é eleito vice-presidente nacional da FNP

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi eleito vice-presidente nacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), movimento organizado de gestores municipais de todo o país que tem como missão resgatar a autonomia e defender os interesses dos municípios. A eleição, realizada em caráter extraordinário, ocorreu nesta terça-feira, dia 27, na 57ª Reunião Geral da FNP, aberta no último domingo no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

Edvaldo representará gestores municipais de todo o país - André Moreira

Edvaldo Nogueira assume no lugar do prefeito de Cuiabá (MG), Wilson Pereira dos Santos, que se licenciou do cargo para disputar as eleições estaduais no Mato Grosso. O mandato se encerra no final deste ano. Durante o evento foram discutidos com cerca de 70 gestores de várias regiões do país temas de interesse para a municipalidade, como a questão da partilha dos royalties do petróleo, o g100 – grupo de cidades populosas com baixa arrecadação – e a cooperação entre as cidades brasileiras e haitianas.

Para a FNP, a divisão dos royalties deve unir o Brasil e beneficiar todos os municípios. Com base nesse princípio, foi apresentada uma proposta para ser discutida com as prefeituras, os estados e o Governo Federal. Sobre a questão do g100, a frente estuda alternativas para ajudar os municípios com mais de 80 mil habitantes e renda per capita de R$ 1 mil, ou seja, sofrem com o paradoxo da grande concentração populacional e a pobreza.

Outro acontecimento marcante durante reunião da Frente Nacional dos Prefeitos foi a criação da missão ‘Cidadania Brasil', que irá articular as cidades brasileiras para levar auxílio à população do Haiti, que sofre com a devastação pós terremoto.

Cargo

Esse é o segundo posto importante que Edvaldo Nogueira ocupa na FNP. Em 16 de abril de 2009, o prefeito de Aracaju foi eleito 1º vice-presidente da região Nordeste. Na mesma ocasião, foram escolhidos para o biênio 2009/2010 os demais membros da nova diretoria da entidade, entre eles o presidente nacional da FNP, João Carlos Coser (prefeito de Vitória).

Segundo Edvaldo Nogueira, a eleição para a vice-presidência da frente demonstra o prestígio que a capital sergipana tem conquistado nos últimos anos no cenário nacional. "A escolha do meu nome, por aclamação, para ocupar cargo de tamanho destaque comprova que estamos realizando um trabalho sério, empreendedor e comprometido com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da cidade", pontuou.

De acordo com o prefeito de Aracaju, para acabar com as desigualdades regionais e consolidar o desenvolvimento sustentável do país, é preciso debater temas fundamentais, como a partilha dos royalties, a reforma tributária e o repasse de recursos federais para os municípios. "A FNP tem ajudado a pautar na agenda nacional alguns dos temas mais relevantes para que o Brasil continue a crescer e prosperar", afirmou.

FNP

A Frente Nacional de Prefeitos se notabili­za entre as entidades municipalistas de âmbito nacional pelo fato de representar as capitais, cidades médias e aquelas pertencentes às regiões metropolitanas e por possuir uma di­retoria formada exclusivamente por prefeitas e prefeitos em pleno exercício de seus mandatos.

Esse fato confere elevado grau de legitimidade às reivindicações coletivas e à parti­cipação dos representantes da FNP em diversas instâncias go­vernamentais nas quais a entidade possui assento, como no Comitê de Articulação Federativa (CAF) da Presi­dência da República, no Conselho Deliberativo da Sudam e da Sudene, no Conama, no Conselho das Cidades (ConCidades), no Comitê Gestor do ITR, entre outros.