UMES de Alto Horizonte realiza Seminário para a juventude

Nos dias 27 e 28 de março aconteceu em Alto Horizonte o I Seminário Regional de Juventude e Participação Social. 

O seminário foi organizado pela UMES/AH (União Municipal de Estudantes Secundaristas de Alto Horizonte) apoiado pela Administração Municipal e contou com a presença de palestrantes ilustres como o Presidente da Agencia Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação – ECODATA o Sr Donizete Tokasrki, e a Professora Ailma Maria, membro do Conselho Estadual de Educação e presidenta da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em Goiás.

Foram discutidos temas como: Educação, Meio Ambiente, Diversidade, entre outros. Segundo o Presidente da UMES, Luan Fernandes, este seminário foi apenas o inicio do trabalho que a UMES pretende fazer em Alto Horizonte, e que apesar do número de participantes não ter sido grande a qualidade do seminário é incontestável. “Ver a empolgação dos participantes, as perguntas que fizeram aos palestrantes, e ao final do seminário me perguntarem quando será o próximo, me deixou realizado e incentivado a fazer novos eventos para a juventude altohorizontina”. 

Participaram do seminário aproximadamente 40 jovens, entre eles 6 eram da cidade de Porangatu e 4 da cidade de Goiânia. Houve um destaque de mulheres no evento, elas eram maioria expressiva.

Mirian Freitas, Diretora de Articulação com Movimentos Sociais da UGES (União Goiana de Estudantes Secundaristas) apontou que o seminário reafirmou que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaço na sociedade, na política e em todos os outros campos. “É legal ver meninas preocupadas com a sociedade em que vivemos, elas participaram ativamente, por ser o primeiro evento nesse sentido aqui na região as intervenções foram de altíssima qualidade, a juventude do norte do estado esta de parabéns em especial as mulheres”.

Três representantes do legislativo estiveram presentes na abertura do seminário, a vereadora Sra. Rosimeire Pacheco e os vereadores Sr. Marcos Rodrigues e Sr. Aristonides Gonçalves Filho. Segundo o vereador o Sr. Aristonides Gonçalves Filho, iniciativas como essa devem ser sempre incentivadas pelo poder publico e legislativo. Este seminário mostrou que a juventude de Alto Horizonte esta se organizando o que nos deixa felizes. Nossos jovens estão conscientes do papel que eles ocupam na sociedade, afirmou o vereador. 
As temáticas do seminário foram abordadas com metodologias que facilitam o entendimento e a participação da juventude, houve uma grande interação entre os palestrantes e os participantes. A professora Ailma conseguiu mostrar aos presentes que professores e alunos podem ter boas relações e que o mecanismo para isso é o respeito mútuo. Ela ainda incentivou a participação dos alunos nos fóruns de deliberações de suas escolas como no conselho escolar.

A professora disse ter ficado encantada com a estruturada do auditório onde ocorreu o seminário e ainda mais encantada com o apoio e credibilidade que a Administração Municipal oferece a juventude. “Precisamos de mais governantes e administradores públicos como os daqui, a juventude tem mesmo que ser respeitada e ouvida, são poucos os espaços oferecidos a eles. Alto Horizonte está de parabéns, espero voltar mais vezes a está cidade tão hospitaleira que tem uma Administração Municipal que abre espaço e incentiva a comunidade a se organizar. A UMES está de parabéns pela iniciativa, e a UJS também pelo direcionamento político dado aos organizadores do seminário”.

A organizadora do Seminário, Erveline Batista falou sobre o resultado do evento: "Este seminário é o resultado de um trabalho que ja vem sendo feito há algum tempo. A juventude do norte goiano ainda é carente de políticas publicas para juventude e de organizações de juventude, Alto Horizonte esta sendo pioneira neste sentido, e fazer parte de pioneirismo é um orgulho. A UJS esta presente em todos os lugares deste país, aqui no norte goiano estamos com um projeto de criar mecanismos para que nossos governantes dêem mais atenção para juventude e crie mais políticas dedicadas à juventude, este seminário é apenas o começo deste caminho que pretendemos trilhar, o resultado positivo dele é uma prova de que estamos no caminho certo".

 
 
Fonte: www.altohorizonte.go.gov.br