Sem categoria

Em Portugal, CGTP convoca manifestação nacional para 29 de Maio

O secretário-geral da CGTP-IN (Central Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical) anunciou neste sábado a realização de uma grande manifestação nacional no dia 29 de maio em Lisboa, durante sua intervenção no final das comemorações do 1º de Maio.

Carvalho da Silva afirmou na sua intervenção que a manifestação nacional visa «exigir novas políticas para o desemprego, em defesa dos direitos ao emprego e melhores condições salariais», conforma a agência Lusa.

Note-se que milhares de trabalhadores desfilaram no Primeiro de Maio com a CGTP em direcção à Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, para assinalar o Dia do Trabalhador e dizer ao governo que mude as políticas económicas e sociais.

A CGTP marcou várias atos de protesto para este mês. Dia 20 será realizada uma mega manifestação de funcionários públicos em Lisboa e no Porto. Mas essa é apenas o culminar de uma série de concentrações distritais junto dos governos, que começam dia 12.

Nos primeiros três meses deste ano quase 16 mil funcionários pediram a posentadoria. Tudo para escapar às novas regras, que aumentam a penalização anual para quem se aposenta antes da idade legal de 4,5 para 6%. O Governo decidiu ainda antecipar a convergência entre o regime de pensões da função pública e o regime geral da Segurança Social. Isto quer dizer que o aumento da idade da reforma será mais rápido que o inicialmente previsto e em vez de a idade legal atingir os 65 anos em 2015, vai chegar lá já em 2012.

Fonte: site português Agência Financeira