PT apresenta hoje seu pré-candidato ao governo de Minas

Depois de anos de discussões, o Partido dos Trabalhadores de Minas define hoje quem será seu pré-candidato ao governo do estado. A decisão sairá de acordo com o resultado das prévias, que aconteceram neste domingo (2) e foi disputada entre o ex-prefeito Fernando Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias.

Na terceira parcial de apuração, divulgada às 10:50h, Fernando Pimentel tinha 54,9%, que representam 9385 votos, enquanto Patrus somava 45,1%, com 7695 votos. Já foram apurados 47,9% dos votos. O resultado final será divulgado no máximo às 18 horas desta segunda-feira.
 
Segundo o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, uma vez definido o nome vencedor das prévias, a legenda vai iniciar as negociações com os partidos da base aliada do presidente Lula no estado. “Com o resultado nas mãos, reuniremos com todos os partidos aliados e faremos todos os esforços para a construção de um palanque único para a disputa”.

Reginaldo afirmou que o primeiro partido que procurará será o PCdoB, “aliado de primeira hora” e que fará um debate com o PMDB e o ex-ministro Hélio Costa, que pleiteia ser o candidato de Lula e Dilma ao governo.

Candidato único

Nos últimos meses, Hélio Costa tem feito grande pressão pelo apoio do PT à sua candidatura. O peemedebista chega a ameaçar romper com a candidatura de Dilma e se aliar ao campo do ex-governador Aécio Neves. Costa alega que tem a preferência do presidente Lula e da direção nacional do PT.

Ao votar ontem, na sede do PT de Belo Horizonte, o secretário geral da Presidência, Luiz Dulci (PT), negou que o nome do senador Hélio Costa seja o defendido por Lula para a cabeça de chapa. Segundo ele, na convivência diária que tem com o presidente nunca ouviu tal afirmação. "Eu não vi essa declaração do presidente Lula. As informações são de terceiros que, muitas vezes, estão interessados nisso. Falam não aquilo que o presidente pensa, mas aquilo que eles próprios querem que aconteça", afirmou Dulci.

Os dois pré-candidatos, Pimentel e Patrus, ao votarem neste domingo unificaram seus discursos em defesa da aliança com o PMDB em um palanque único. Os dois afirmaram que a prioridade será a campanha da pré-candidata Dilma Rousseff e que intensificarão as discussões com os partidos aliados depois do resultado das prévias.

Da redação local