Cedim debate a participação das mulheres na cena política

No dia 28 de abril, o Cedim promoveu um debate sobre as estratégias para a participação plena e igualitária das mulheres no espaço de poder. A presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, foi uma das palestrantes.

Segundo Ana Rocha, “as conquistas das mulheres ocorrem em períodos de expansão democrática, sob pressão das próprias mulheres”.

Ana também destacou a participação da mulher na política, o direito ao voto feminino – ocorrido na década de 1930 –, a licença-maternidade, a luta pela redução da jornada de trabalho e a luta por melhores condições de trabalho. Segundo Ana, “a década de 1980 também foi o período de conquistas institucionais das mulheres, através de grandes mobilizações, como a criação de conselhos e delegacias da mulher”.

As mulheres hoje representam 50,7% da população, 43,6% da população economicamente ativa, 26,8% como “referência dos domicílios” e 51,82% do eleitorado, mas ocupa apenas 8,8% dos cargos na Câmara dos Deputados e 12,3% no Senado Federal.

“Hoje é decisivo o avanço da participação política das mulheres”, afirmou Ana, que defendeu a “mini-reforma eleitoral”, com a destinação de 5% do fundo partidário para a formação política das mulheres, 10% da propaganda eleitoral e 30% de vagas nas chapas. Segundo Ana, “este é um bom momento para refletir e aumentar a participação da mulher e a vitória de Dilma Rousseff (pré-candidata à presidência) pode sinalizar novos avanços para o Brasil e as mulheres”.

O seminário “Mulher e Democracia” também abordou a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, a plataforma eleitoral das mulheres, segurança pública, saúde, direitos sexuais e reprodutivos e reforma eleitoral.