FAM-Rio elege nova direção

A Federação Municipal das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-RIO) encerrou o seu terceiro congresso no dia 25 de abril, na UERJ, em clima de vitória. O tema deste encontro foi “Por uma cidade justa, com desenvolvimento urbano e controle social”.

Na cerimônia de abertura, a mesa foi composta pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias, o deputado estadual Alessandro Molon (PT), a presidente da FAM-Rio, Márcia Vera, o representante da Conam, Pedro José de Castro e pela Comissão de Organização, Paulo César.

O congresso consolidou a proposta de unidade da chapa com mandato 2010/2013, uma composição formada por membros do PCdoB, PT, PSB, PMDB e independentes.

O PCdoB participa da chapa com seis diretores distribuídos nas áreas de: Jacarepaguá (Aldenora), Méier (Ângela), Madureira (Paulo César, o PC), Ilha do Governador (Vilma), Bangu (Renato Moura) e Santa Cruz (Adão).

Os temas em debate, distribuídos em três grupos, foram transporte, mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento básico, habitação, regularização fundiária e o déficit de moradia no Rio.

Foram realizadas várias plenárias em áreas distintas da cidade. Cerca de 300 delegados participaram da plenária final, sendo cinco por cada associação de moradores. O PCdoB contribuiu com quase metade da delegação.

A camarada Lucia Salino compôs a comissão eleitoral, que após a apuração, proclamou e deu posse a nova diretoria, com 99,9 % de votos válidos.

Segundo Paulo César (PC), “o congresso foi positivo, na medida em que mobilizou as principais lideranças do movimento comunitário, tendo a participação de diversas entidades”.