Fórum de Educação do Ceará: Cascavel debate desafios da Educação

Após promover no ano passado, em todas as regiões do Ceará, debates sobre qualidade de ensino, o Fórum de Educação do Ceará continua suas atividades em 2010.

Fórum de Educação 2010

A primeira edição do Fórum no ano aconteceu no último dia 9 de abril, em Iguatu. Já esta sexta-feira, 7/5, o município de Cascavel recebe gestores, professores, estudantes e pais para debater o tema “O desafio da educação na contemporaneidade: o papel dos professores, dos gestores e das famílias no processo de ensino”. O Fórum de Educação em Cascavel acontece nesta sexta, no Auditório da Secretaria de Cultura – NAEC, na Av. Chanceler Edson Queiroz, S/N, Centro.

O objetivo da nova série de reuniões do Fórum é debater com os profissionais da educação e demais interessados na área aspectos relacionados à educação na contemporaneidade e as relações entre os diferentes protagonistas deste processo (professores, gestores e famílias).

“Queremos debater o papel de cada um na busca pela educação de qualidade e buscar soluções para os problemas do cenário da educação de hoje”, afirma o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), cujo mandato promove o Fórum. “É também uma forma de intensificar o diálogo entre a sociedade civil, os gestores públicos e os parlamentares, para buscar políticas públicas de enfrentamento aos desafios da educação”, acrescenta Chico Lopes.

Debates: realidades locais

Cada cidade que recebe uma reunião do Fórum sedia uma mesa-redonda, com quatro horas de duração, reunindo professores, gestores e representantes de pais de alunos, membros dos conselhos escolares.

Além de Iguatu e Cascavel, outro município do Interior cearense, ainda a ser definido, receberá uma edição do Fórum 2010, que terá encerramento em junho, com um grande debate-síntese a ser realizado em Fortaleza.

“Através das reuniões do Fórum de Educação, levamos a discussão sobre esse tema às diversas regiões do Estado. Ao final, teremos uma amostra do que pensam os professores, gestores e pais de alunos sobre o que se deve fazer para favorecer a aprendizagem”, explica a coordenadora do Fórum, professora Samia Helena de Souza.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE