Aracaju vacina 7.829 idosos contra gripe

No primeiro dia da 12ª Campanha de Vacinação do Idoso contra a influenza sazonal (gripe comum), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vacinou 7.829 idosos e idosas, o que corresponde a 16.6% da meta a ser alcançada. No ano passado, no dia "D" da campanha, o município vacinou apenas cerca de 10% do total. A meta da campanha na capital é imunizar 46.980 mil idosos.

Neste sábado, 8, das 08h às 17h, todas as 43 unidades de saúde, os dois shoppings da cidade e o GBarbosa da avenida Francisco Porto disponibilizaram as vacinas. A partir de desta segunda-feira até o dia 21 de maio, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. As pessoas acamadas, cadastradas nestas unidades, receberão a visita dos vacinadores nas próprias residências.

Na capital sergipana, os idosos do Asilo Rio Branco foram os anfitriões da abertura solene da 12ª Campanha de Vacinação do Idoso contra a Influenza Sazonal (gripe comum). A abertura festiva no Asilo Rio Branco foi comandada pelo secretário municipal de Saúde, Antonio Samarone, que comemou a excelente cobertura alcançada no primeiro dia.

Com a presença de aproximadamente 450 pessoas, o evento congregou idosos do asilo com os familiares, profissionais de saúde e representantes de entidades civil que atuam nesse segmento. Da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma equipe de mais de 100 profissionais estavam presentes.

A alegria foi motivada pelas apresentações de grupos de Samba de Coco, coral e o Grupo Arte de Prevenir. A SMS ofereceu, além de vacinas, serviços de embelezamento (corte, escova, barbeiro), massagem terapêutica e exame de saúde bucal.

Políticas públicas

Antônio Samarone ressaltou a importância da vacina para reduzir o número de internação e mortalidade de idosos por complicações da gripe comum. O secretário aproveitou o evento para lançar projetos para ampliação de políticas públicas para a terceira idade.

"Estão aqui nesta solenidade todas as pessoas e entidades comprometidas com a terceira idade. E não foi por acaso que escolhemos o Asilo Rio Branco para abrir a campanha. Queremos discutir e aprofundar as políticas voltadas para o idoso. E do nosso projeto vamos capacitar todos agentes de saúde e construir uma estrutura para também orientar os familiares para os cuidados com a saúde ao idoso", anunciou o secretário.

Coibir a violência e maus tratos também faz parte do projeto do secretário dirigido à qualidade de vida dos idosos. "Na Rede Básica de Saúde, vamos ampliar as ações para orientar aos profissionais a notificar qualquer sinal de violência ao idoso", ressalta.