PMA inicia 5ª etapa da vacinação contra H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta segunda, dia 10, à quinta e última etapa da vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1). Até o próximo dia 21, a campanha é direcionada às pessoas com idade entre 30 e 39 anos. As vacinas estão sendo aplicadas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.

A meta é atingir 80% das 89.530 pessoas que estão nessa faixa etária. Além de iniciar a vacinação de adultos dos 30 aos 39, a SMS continua disponibilizando a aplicação da vacina contra a gripe A aos grupos anteriormente contemplados. De acordo com a gerente de imunização da SMS, Débora Moura, as USFs permanecem movimentadas por conta dessa tolerância do Ministério Saúde em relação aos prazos.

"Muita gente deixa para fazer as coisas em cima da hora. Para tomar vacina não é diferente. Creio que durante essa primeira semana destinada aos adultos com idade entre 30 e 39 anos, a procura da vacina nos postos continue grande mesmo por parte das gestantes, crianças com idade de 6 meses e 2 anos, adultos dos 20 aos 29 anos e portadores de doenças crônicas, grupos já contemplados nas quatro primeiras etapas da campanha", prevê Débora Moura.

Ainda segundo Débora, deixar para tomar a vacina de última hora pode ser arriscado, uma vez que o inverno se aproxima e nessa época a propagação viral é maior. "O corpo leva quatorze dias após a aplicação da vacina para começar a produzir anticorpos. Então, quanto antes o corpo for estimulado a produzi-los, mais protegido estará o indivíduo", alerta a gerente de imunização.

Vacinação do Idoso

Neste sábado, 8, das 8h às 17h, todas as 43 unidades de saúde, os dois shoppings da cidade e o GBarbosa da avenida Francisco Porto disponibilizaram a vacina contra a gripe comum. A partir de desta segunda-feira, 10, até 21 de maio, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde. Pessoas acamadas cadastradas nas unidades receberão a visita dos vacinadores na própria residência.

Até o momento, cerca de 7.900 idosos foram vacinados, o que corresponde a 16,3% de um universo de 46.980 pessoas. Com relação à vacina contra o H1N1, somente os idosos portadores de doenças crônicas podem recebera dose.

Cobertura

De acordo com dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, até a última sexta-feira, dia 7, 90,45% das gestantes e 81,41% dos adultos de 20 a 29 anos haviam sido imunizados. A cobertura entre crianças menores de 2 anos chegou a 100%.