Dirigentes da Apeoc programam bicicletada em defesa da Educação

A pauta emergencial da Educação foi tema de audiência no Palácio Iracema, dando início a uma agenda de negociações com o Estado. Para fortalecer a luta, o Sindicato realiza uma bicicletada no próximo dia 16 de maio.

O Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc) realiza no dia 16 de maio a Bicicletada em Defesa da Educação e Meio Ambiente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do sindicato: www.apeoc.org.br. O passeio terá concentração às 7h na sede do sindicato, com chegada no Parque do Cocó.

A pauta emergencial de reivindicações dos Trabalhadores em Educação foi tema da audiência entre o Governo do Estado e o sindicato Apeoc. O Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, a Secretária da Educação Básica, Izolda Cela e o Secretário Adjunto da Educação Básica, Maurício Holanda receberam os dirigentes sindicais no último dia 04 de maio, das 16h às 18h, no Palácio Iracema.

O Sindicato Apeoc estava representado pela presidente, professora Penha Alencar; o diretor Financeiro, Anízio Melo; o secretário para Assuntos Jurídicos, Reginaldo Pinheiro; secretário para Assuntos Educacionais, Sérgio Bezerra e secretário de Formação, Fábio Lopes. De acordo com o grupo, foi apresentada e defendida a seguinte pauta emergencial de negociação:

Formalização da Comissão Especial de Valorização do Magistério

O Governador atendeu à reivindicação do Sindicato Apeoc, ficando logo decidido que a comissão seria paritária, ou seja, com quatro membros do Governo e quatro membros do Sindicato. Ficou também negociado que a proposta de valorização dos profissionais do magistério será construída por nove encontros em macro regiões do Ceará, com a participação dos professores, gestores, pais, funcionários de escola e alunos.

Homologação e convocação de todos os concursados aprovados: O Governador afirmou que até o dia 15 próximo o concurso seria homologado e a convocação seria logo em seguida, de modo que todos os aprovados pudessem entrar em exercício em agosto próximo.

Progressão horizontal: O Governador irá pedir a repercussão financeira e que, até o final deste mês, em nova audiência com o Sindicato Apeoc, dará a resposta definitiva.

Reajuste Diferenciado e Equiparação do Salário do professor temporário ao professor efetivo em início de carreira: Mesmo ponderando sobre o proibitivo da legislação eleitoral em conceder reajuste salarial acima da inflação nos seis meses antes do pleito até a posse dos eleitos, Cid afirmou que faria consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), se fosse o caso, conjuntamente com o Sindicato Apeoc, para que o TRE se manifestasse sobre a questão.

Valorização dos servidores da Escola – O Sindicato também defendeu a valorização dos servidores não docentes a partir de concurso público e carreira atraente, na ocasião entregou exemplar da revista da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação que trata dos servidores não docentes.

Pagamento dos professores temporários – A Secretária Izolda Cela argumentou que a equipe da Seduc está se esforçando para que o pagamento saia o mais rápido possível. O Sindicato Apeoc solicitou folha suplementar.

Ao final ficou acordada a instalação oficial da Comissão Especial de Valorização do Magistério, com a presença do Ministério Público até o dia 15 de maio. Uma nova rodada de negociação entre o Sindicato Apeoc e o Governador foi agendada até o final deste mês.

Fonte: CUT-Ceará