Parabéns às Mães do Brasil

No segundo domingo do mês de maio todos os filhos desse Brasil irão comemorar o “Dia das Mães”. A homenagem às nossas genitoras surgiu nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental, quando Anna Jarvis e algumas amigas iniciaram uma mobilização com objetivo de instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
*Por Gutemberg Dias

O primeiro dia das mães comemorado no Brasil foi no ano de 1918. E, a partir de 1932, a data foi oficialmente inserida no calendário festivo oficial do País, através de ato do então presidente Getúlio Vargas.

A data, antes de ser um dia festivo, ou como dizem muitos, apenas comercial, representa no inconsciente de todas as crianças e, porque não dizer, dos adultos, um momento de agradecimento coletivo a todas as mães. Nesse dia, as famílias, mesmo com entes distantes, se voltam para o centro da unidade familiar, a mãe.

Sou filho e sou pai, mas não existe amor maior no mundo que o amor de mãe. A casa de minha mãe, dona Hilda Dias, continua sendo sempre a minha casa e, mesmo um pouco distante, agora é também a casa dos meus filhos, seus netos (na genealogia) porque, no coração, tenho certeza, são a extensão do filho, que um dia cresceu.

Tenho, em minha vida, duas mães: a minha, D. Hilda e a que mora em meu lar, como esposa, Márcia Célia. Porém, essa mãe não é minha, mas a compreensível, amorosa e atenciosa mãe de Maria Alice e Marcelo, que amam de paixão essa criatura, causando-me até, um pouco de ciúmes, não posso negar.

Com a experiência de conviver com dona Hilda e Márcia Célia, posso me atrever a escrever um pouco sobre o papel da mãe na criação de qualquer ser humano.

Como filho, aprendi a ver a mãe como um pedaço de mim, na realidade queria que ela sempre estivesse grudada nas horas dos medos, da fome, da alegria, das conquistas… Na realidade, eu queria minha mãe para todas as horas! Em casa, como marido, aprendi uma dura lição: a esposa é, antes de tudo, uma mãe.

E nesse contexto, nós pais, temos que aceitar que os filhos, antes de terem pai, têm mãe. E, muitas vezes, nós, os filhos de nossas mães, terminamos por reviver tudo que fazíamos quando criança. Quem nunca fez chantagem com sua mãe para não ir a escola por estar doente? Quem nunca fez travessuras e, quando repreendido pelo pai corria para o colo da mãe? Quem nunca acordou de madrugada e sempre procurou a mãe (e não o pai)? Quem nunca, ao realizar uma conquista, procurou primeiro a mãe para comemorar? Quem nunca…
No dia em que comemoramos o “Dia das Mães” queria dizer a todas as mães que sem vocês, nós filhos e pais não somos e não seremos ninguém. Um grande abraço e um grande beijo no coração de todas das mães do Brasil e, tenham a certeza que Deus não fez nenhum ser mais completo que vocês.

Parabéns!!!

 

*Gutemberg Dias é formado em geografia e presidente do PCdoB em Mossoró/RN