13° Congresso Estadual da UJS: “Pra ser muito mais Brasil”

Nos dias 28, 29 e 30 de maio a União da Juventude Socialista em Pernambuco (UJS-PE) estará realizando na UFPE seu 13° Congresso Estadual. Com o tema: “Pra ser Muito Mais Brasil”, jovens de todo o Estado estarão mobilizados na realização de várias atividades que antecedem os dias congressuais.

ujs

As assembléias de núcleo e congressos municipais já estão acontecendo. Nestes encontros, representantes da UJS-PE, filiados e convidados estão se reunindo com o desafio de, através da luta de idéias, elevarem o nível de consciência da juventude pernambucana para um novo projeto nacional de desenvolvimento. No Congresso Estadual serão eleitos os delegados com base no numero de filiados que participarão do 15° Congresso Nacional que acontece entre os dias 17 a 20 de junho, em Salvador (BA).

O 13° Congresso Estadual da UJS-PE se constituirá de plenária inicial, grupos de trabalho, painéis e plenária final. Esta união de esforços tem varias metas, uma delas é cumprir o ciclo de mobilização, que se dá através da conscientização para que sejam filiados 15 mil jovens à organização. Também será um momento rico para a realização de um debate democrático onde abordará questões da atualidade brasileira e pernambucana tendo como pano de fundo a expectativa de como os jovens podem avançar mais na participação do futuro da Nação.

De acordo com o secretário de comunicação da UJS-PE, Rafael Buda, o tema Pra ser muito mais Brasil foi pensado assim justamente porque os jovens estão a cada dia mais participativos, e esta interação da juventude socialista dentro do desenvolvimento do Brasil ainda é recente. “Então precisamos aproveitar este momento de aquecimento econômico e progressista em que o nosso país vem vivendo para identificar nossa necessidade de participação”, afirmou Buda.

Atualmente a diretoria da UJS em Pernambuco é composta por 57 pessoas que representam 13 mil filiados em todo o Estado. Para o presidente da UJS-PE, Matheus Lins, a juventude constitui sua força porque é ousada. “Em Pernambuco temos encarado a realidade de frente e nosso poder de mobilização tem sido vitorioso, por isso estamos ganhando espaço para expor nossas pautas de reivindicações. Temos o papel significativo de discutir sobre como as mudanças no nosso Estado irão afetar a juventude. Futuramente, Pernambuco estará empregando milhares de pessoas em seus empreendimentos tecnológicos, nossa intenção é confirmar a participação dos jovens nessas novas oportunidades. A partir daí outras questões são levantadas para novas discussões e prováveis mudanças como, por exemplo, a educação,” explicou Matheus.

História UJS

A UJS foi fundada em 22 de setembro de 1984, enquanto partidos políticos socialistas e comunistas ainda eram proibidos. É uma organização nacional conhecida por possuir trabalho de base no Movimento Estudantil, e de ser a maior força política do mesmo. A UJS tem intensificado o protagonismo político da juventude socialista do Brasil nas mais diversas áreas. Seu objetivo é, através da bandeira do socialismo, lutar pelos direitos da juventude à liberdade, ao trabalho, a educação, etc. Atualmente, a UJS atua em várias frentes de: trabalhadores, esporte, cultura, jovens cientistas, movimento comunitário, combate ao racismo, mulheres, meio-ambiente, Hip Hop e periferia, novas tecnologias e democratização da mídia.

Do Recife,
Elaine de Paula