Sem categoria

Governo de El Salvador critica lei anti-imigratória do Arizona

O vice-ministro de Relações Exteriores de El Salvador, José Garcia, se reuniu na quarta-feira (12) com prefeitos de cidades dos EUA para discutir a preocupação do país diante da lei anti-imigratória, aprovada recentemente pelo estado do Arizona.

Garcia se reuniu com os prefeitos Phil Gordon, de Phoenix, e Robert Walkup, de Tucson, ambos contrários à nova lei que autoriza a polícia a interrogar qualquer pessoa que tenha a aparência de imigrante em situação irregular. Pela lei, as autoridades também podem prender o suspeito por até seis meses, se ele estiver ilegalmente no país.

Durante o encontro Garcia expressou a preocupação do governo salvadorenho diante de uma lei que legaliza a discriminação contra pessoas por causa da sua aparência física ou origem étnica.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo brasileiro também manifestaram-se contrários à nova lei. A ONU analisa que essas medidas são discriminatórias e atingem pessoas de vários setores da população.

Dados oficiais apontam que 2,8 milhões de salvadorenhos vivem nos EUA. Deste total, cerca de 20 mil estão no Arizona. Mesmo antes da lei entrar em vigor, o Ministério das Relações Exteriores de El Salvador pediu que os salvadorenhos evitem viajar para esse estado.

Da Redação, com Agências