Moradores divergem de Serra e Kassab sobre o fim do Minhocão

O polêmico elevado Costa e Silva, o Minhocão, será implodido se depender do prefeito Gilberto Kassab (DEM), e seu fiel defensor, José Serra (pré-candidato do PSDB a presidência da República). Enquanto engenheiros divergem sobre qual é a maneira mais segura de colocar abaixo a obra, inagurada por Paulo Maluf em 1970, moradores da região perguntam: porque dar dinheiro público às empreiteiras se o local pode abrigar um jardim suspenso?

O Minhocão surgiu para dar mais fluxo ao trânsito. Hoje, porém, ele parece não cumprir mais esse objetivo. Desde a sua construção, os moradores sofrem com a poluição, o barulho e degradação que ele trouxe para o centro. Apesar disso, aos domingos, a grande cobra de concreto é fechada para carros e se torna a única área livre da região para a prática de qualquer esporte e lazer. 

Na esperança de tornar o espaço um lugar melhor é que alguns moradores organizaram uma intervenção, registrada no vídeo Suspended Garden of Babylon (Jardim Suspenso da Babilônia). As imagens fizeram tanto sucesso que agora estão correndo mostras de cinema por todo o mundo. As imensas flores num dos trechos dos 3,4 km do Minhocão, barradas apenas pela chegada da polícia, simbolizam o jardim que o concreto poderia ser, mas não é.

Transformar o Minhocão num jardim suspenso não só trará uma economia para os cofres da prefeitura, como também um ganho na qualidade de vida dos moradores e na luta pelo resgate do centro de São Paulo. Já demolir a obra representa justamente o inverso, aumento da poluição, do barulho e dos riscos às frágeis estruturas da arquitetura do entorno.

Fonte: produção Felipe Marozini, texto da TV Vermelho.