Restaurantes: Procon Fortaleza faz pesquisa de preço de refeições

No total, 52 restaurantes foram pesquisados, do mais popular ao mais tradicional.

Quem precisa se alimentar fora de casa diariamente sabe o quanto pesa essa refeição no orçamento familiar. Em Fortaleza, o quilo da segunda refeição mais importante do dia pode custar de R$ 9,50 a R$ 30,90. Foi o que detectou a pesquisa realizada pelo Setor de Educação da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, Procon Fortaleza, entre os dias 3 e 14 de maio. A pesquisa está disponível na íntegra, no site do órgão: www.fortaleza.ce.gov.br/procon.

De acordo com o titular da pasta, João Ricardo Vieira, a pesquisa tem o objetivo de orientar aqueles consumidores que precisam almoçar no Centro, mas nem sempre tem tempo de pesquisar qual restaurante tem o preço mais acessível ao seu orçamento. “Milhares de pessoas transitam pelo Centro de Fortaleza. Seja para fazer suas compras, trabalhar ou até mesmo apenas para passear. Se o horário escolhido para realizar essas atividades for no período próximo ao meio-dia, essas pessoas vão procurar um restaurante. Com essa pesquisa em mãos, o consumidor terá melhores condições de optar por um restaurante, segundo suas conveniências”, explica.

A pesquisa mostra o preço da refeição por quilo e prato feito de 600 e 700g, de acordo com a disponibilidade de cada restaurante. Segundo a coordenadora do Setor de Educação do Procon Fortaleza, Kátia Alcântara, a pesquisa vai beneficiar não só os consumidores fortalezenses como também os turistas. “Além do preço detalhado, tivemos a preocupação de informar junto ao nome, o endereço do estabelecimento. Dessa forma, o consumidor vai poder avaliar qual restaurante ele vai escolher para fazer sua refeição. Assim, ele vai evitar até mesmo, qualquer constrangimento na hora de pagar a conta”, explica.

O secretário do Procon Fortaleza esclarece ainda, que são ilegais as taxas cobradas por restaurantes, quando o cliente perde a comanda ou por deixar parte da refeição no prato. Se o cliente perde a comanda, é obrigação do estabelecimento provar o valor devido pelo consumidor. Também não é permitida a cobrança de couver artístico, a menos que o cliente seja previamente avisado e concorde com o valor. Alguns restaurantes cobram uma taxa de 10% pelo serviço de atendimento. Essa taxa é desnecessária, uma vez que o serviço é self-service.

Procon Fortaleza

Atendimento: de segunda à sexta-feira, a partir das 8 horas, com distribuição de senhas ilimitadas até as 14h.
Endereço: rua Major Facundo, 869, Centro
Informações pelo telefone 151

Fonte: Assessoria de Comunicação Procon Fortaleza